O programa de extensão Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania (2020/2021), promove ações de educomunicação com foco na Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), em especial a alfabetização audiovisual da comunidade formada pela Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias (EBMAMD), de Florianópolis/SC. Desde 2015, produz vídeos em oficinas formadas por equipes de alunos, professores, integrantes da comunidade escolar e profissionais/oficineiros. Os vídeos resultantes serão publicados no blog e nas redes sociais da escola e do próprio programa. Também são exibidos na escola, em festivais de cinema escolar e em mostras promovidas pela prefeitura e outros parceiros. As produções são pautadas por vivências socioambientais de troca de experiência dentro das temáticas de interesse dos alunos e da comunidade, relacionadas também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2019 atuou em parceria com os professores da linha de Educomunicação do turno integral da rede municipal de educação de Florianópolis. Suas ações foram estendidas para outras escolas e ventos da rede, como o TechDay 2019 e o Encontro Municipal de Grêmios Estudantis. Foram estabelecidos os núcleos de Imprensa Jovem e Imprensa Mirim da Escola Albertina.
Em 2020/21 o desafio de formação do Educom.Cine é ainda maior, diante da realidade da pandemia. Vamos adaptar nossas ações à essa nova realidade, para atuar em três linhas de froma integrada:
A) formação da comunidade escolar;
B) produção e difusão da cultura audiovisual local e escolar;
C) vivências socioambientais de intercâmbio de experiências.
Pretende-se que a expressão criativa e comunicativa dos estudantes e de suas comunidades possa ser ouvida em suas próprias localidades, e também divulgadas em canais virtuais com potencial de alcance global (numa dinâmica glocal).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.