MÓDULO: GEOGRAFIA POLÍTICA – TURMA DE NIVELAMENTO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – UNIDADE TCHICO TÉ (GUINÉ-BISSAU)
Prof. Dr. Lucas dos Santos Ferreira (PMF/UDESC)
(e-mail institucional: Ver email)
Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como pesquisador no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), no Núcleo de Estudos Asiáticos (NEAS/UFSC) e no Programa América Latina: Sociedade e Natureza (PROAL/UDESC). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Geografia Econômica e Geografia Política.
PLANO DE ENSINO
Ementa
Geografia Política e Geopolítica: processo histórico, conceitos e relações. Território: formação, fronteiras, recursos naturais e humanos. Estado: modos de produção e sociedades de classes, estrutura(s) política(s). Estado Nacional: formação das identidades nacionais e das nações. Poder Político: centralização e descentralização, divisão social e territorial do trabalho, relação centro-periferia, colonialismo e imperialismo. Geopolítica e Globalização.
Objetivo Geral
Analisar as transformações no sistema político e econômico mundial a partir da literatura teórica da Geografia Política
Carga horária/Período Letivo
36h (junho-julho/2024)
Metodologia
Procedimentos de Ensino-Aprendizagem e Recursos Multimídias/Materiais Didáticos: O processo de ensino-aprendizagem está planejado de forma situacional, tendo como referência o que segue: a) condicionados aos objetivos; b) adequados aos conteúdos; c) adequado ao nível intelectual dos estudantes; d) adequados às possibilidades operacionais da UDESC, do professor e dos estudantes; e) relacionados aos demais elementos do Plano de Ensino; f) possíveis de serem aplicados na ação concreta na sala de aula. Utilizar-se-á preferencialmente as metodologias inovativas de aprendizagem sob a forma individualizante, socializante e o sócio-individualizante, com o uso de recursos didáticos visuais, auditivos e audiovisuais voltados notadamente à aprendizagem mediada pelas TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para o desenvolvimento do módulo serão utilizadas as seguintes estratégias didático-metodológicas, que compreendem um conjunto de sistemas, processos, tecnologias e ferramentas funcionando de modo integrado: I – Sistema Tutorial, através do suporte de profissional nas atividades de ensino, pedagógicas e gestão do módulo in loco (em instituição de ensino superior na Guiné-Bissau); II – Recursos e Materiais Didáticos, com formato próprio para a modalidade a distância (notadamente destinados ações síncronas e assíncronas); III – Sistema de Comunicação, através do uso de ambientes virtuais e interativos oficiais voltados ao acesso da informação pelo estudante, a exemplo da página oficial da UDESC; IV – Espaço de Apoio Presencial (Guiné-Bissau), em que o estudante realiza as atividades obrigatórias e/ou avaliativas, contando com acompanhamento de especialista; V – Sistema de Avaliação, composto por avaliações não presenciais.
Sistema de avaliação
Princípios e Pressupostos do Processo Avaliativo: a) a avaliação é um processo contínuo e sistemático. É sempre um meio, um recurso. Não pode ser esporádica ou improvisada. Deve ser constante e planejada, ocorrendo normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo; b) a avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos. Consiste em verificar a aprendizagem do estudante; c) a avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do estudante, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos. Ajuda o professor a replanejar seu trabalho; d) a avaliação é integral, pois considera o estudante como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. Avaliar é distinto de medir e testar!
Funções da avaliação: a) conhecer os estudantes; b) identificar as dificuldades de aprendizagem; c) determinar se os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem foram ou não atingidos; d) aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem; e) promover estudantes. As atividades avaliativas e formativas serão constituídas por produção de material audiovisual e de resumo de bibliografia recomendada.
Atividades avaliativas e formativas – Execução até 15/07
Atividade 1: Produção de vídeo de até cinco minutos sobre o tema “A relevância da Geografia Política para a construção nacional da Guiné-Bissau?” O vídeo poderá ser produzido de forma individual ou em dupla. Após a produção do vídeo, enviar para o e-mail Ver email (10 pontos)
Atividade 2: Elaboração de síntese do livro “O Imperialismo: fase superior do capitalismo” (Vladimir Lênin), individualmente ou em dupla. Após a produção do vídeo, enviar para o e-mail Ver email (10 pontos)
Nota Final: At. 1 + At. 2/2 = Nota Final - Módulo Geografia Política
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tópico 1 – Geografia Política e Geopolítica: conceitos e teorias fundamentais
Tópico 2 – A construção da Geopolítica da Multipolaridade (G7 versus BRICS+)
Tópico 3 –Oriente Médio: trajetória e perspectivas
Tópico 4 –África e América Latina: projetos nacionais para o século XXI
AGENDA
Semana 1 (18/06 – 23/06)
Aula gravada*: Geografia Política e Geopolítica: conceitos e teorias fundamentais
Leitura 1: Geopolítica e Geografia Política (Everaldo Backheuser)
Leitura 2: Teorias Geopolíticas (Octavio Tosta da Silva)
Semana 2 (24/06 – 30/06)
Aula gravada*: A construção da Geopolítica da Multipolaridade (G7 versus BRICS+)
Leitura 1: O imperialismo: fase superior do capitalismo (Vladimir Lênin)
Leitura 2: O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial (Samuel P. Huntington)
Semana 3 (01/07 – 07/07)
Aula gravada*: Oriente Médio: trajetória e perspectivas
Semana 4 (08/07 – 14/07)
Aula gravada*: África e América Latina: projetos nacionais para o século XXI
Entrega da Avaliação 1: produção de vídeo sobre o tema “A relevância da Geografia Política para a construção nacional da Guiné-Bissau”
Semana 5 (15/07 – 21/07)
Aula síncrona via Google Meet: Geografia Política: ferramenta para a mudança social (O link desta videoconferência será postado aqui na semana da atividade)
Entrega da Avaliação 2: síntese do livro “O Imperialismo: fase superior do capitalismo”
* As aulas gravadas serão incorporadas nesse ambiente virtual de aprendizagens semanalmente. Tratam-se de materiais autorais exclusivos produzidos pelo professor Dr. Lucas dos Santos Ferreira por ocasião da realização deste Módulo de Geografia Política.
MATERIAIS DE ESTUDO (OBRIGATÓRIOS)
Vídeos**
- Vídeo de apresentação do professor e da dinâmica de funcionamento da disciplina - Acesso: Apresentação do professor e do funcionamento da disciplina (Clique aqui!)
- Aula gravada: Geografia Política e Geopolítica: conceitos e teorias fundamentais - Acesso: Geografia Política e Geopolítica: conceitos e teorias fundamentais (Clique aqui!)
- Aula gravada: A construção da Geopolítica da Multipolaridade (G7 versus BRICS+) - Acesso: A construção da Geopolítica da Multipolaridade (Clique aqui!)
- Aula gravada: Oriente Médio: trajetória e perspectivas - Acesso: Oriente Médio: trajetória e perspectivas (Clique aqui!)
- Aula gravada: África e América Latina: projetos nacionais para o século XXI - Acesso: África e América Latina: projetos nacionais para o século XXI (Clique aqui!)
** As aulas gravadas mencionadas são materiais autorais exclusivos produzidos pelo professor Dr. Lucas dos Santos Ferreira por ocasião da realização deste Módulo de Geografia Política.
Leituras
- Geopolítica e Geografia Política (Everaldo Backheuser) - Acesso: Geografia e Geografia Política - Everardo Backheuser.pdf
- Teorias Geopolíticas (Octavio Tosta da Silva) - Acesso: Teorias Geopolíticas.pdf
- O imperialismo: fase superior do capitalismo (Vladimir Lênin) - Acesso: O Imperialismo: fase superior do capitalismo - Vladimir Lênin.pdf
- O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial (Samuel P. Huntington) - Acesso: O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial - Samuel P. Huntington.pdf
Bibliografia
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
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