Programação 15/04, 16h
Tema 1: As ciências da educação e suas reflexões no contexto da Pandemia
Prof. Lidnei Ventura (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: As Ciências da Educação abordam o fenômeno educativo em uma perspectiva multidisciplinar, procurando compreender a realidade educacional a partir das referências historicamente constituídas em cada área específica, tais como a Filosofia, Sociologia, História, Psicologia, Antropologia e outras. Tendo como preocupação a formação humana em determinado contexto histórico, as Ciência da Educação colaboram para o debate sobre os dilemas ontológicos, éticos e estéticos que se impõem aos educadores e a toda sociedade contemporânea, em âmbito internacional. A reflexão das diversas áreas, no momento crítico atual, são chamadas a provocar o debate sobre a condição fundamental do ser-aí (Dasein) no mundo: a preservação da vida humana.
Programação 22/04, 16h
Tema 2: A experiência da deficiência em tempos da Pandemia, acessibilidade e ética do cuidado
Prof. Dra. Geisa Letícia Bock (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: O isolamento social provocado pelo Covid-19 trouxe implicações nas vidas de pessoas do mundo inteiro, dentre elas as pessoas com deficiência. Compreendendo que a experiência da deficiência é singular e relacional com os contextos vividos é que se buscou, num diálogo com 10 pessoas que experienciam a deficiência, quais as transformações ou implicações do isolamento em seus cotidianos de vida. Os relatos revelaram distintos aspectos e necessidades de atenção para que seja oportunizado dignidade e inclusão, dentre eles destacam-se: Política Pública do Cuidado e Acessibilidade em seus distintos quesitos.
Programação 29/04, 16h
Tema 3: Algumas reflexões sobre sexualidade em tempos de isolamento social.
Profa. Dra. Gabriela Maria Dutra de Carvalho (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: Todos nós, desde a concepção, e com mais ênfase a partir do nascimento, somos seres sexuados e manifestamos nossa sexualidade das mais variadas formas até mesmo se omitindo a falar sobre esta dimensão humana, a sexualidade. Assim sendo, neste momento de isolamento social questões relacionadas aos afetos nos diferentes relacionamentos, incluindo comportamentos sexuais infantis, podem envolver dúvidas e curiosidades, que nestes tempos poderão estar mais evidentes. Esse contexto exige dos adultos nele envolvidos mais sabedoria para lidar com tais acontecimentos.
Programação 06/05, 16h
Tema 4: Tecnologia em tempos de pandemia - a EAD enquanto panacéia tecnológica na Educação Básica
Prof. Vitor Malaggi (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: O objetivo desta fala é discutir em que medida a adoção da Educação a Distância (EAD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19, constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EAD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, partiremos de breves análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EAD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica, pela Rede Pública do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico. Cremos que os elementos presentes neste caso em específico podem, via diálogo, ser explorados para a análise crítica de contextos semelhantes na atual realidade educacional brasileira.
Programação 13/05, 16h
Tema 5: Educomunicação e sustentabilidade: saúde psicossocial em contexto de pandemia de desinformação
Prof. Rafael Gué Martini (DECT/CEAD/UDESC)
Resumo: A pandemia da COVID-19 é acompanhada de uma profusão de desinformação que confunde e provoca sofrimento nas pessoas. Essa situação nos obriga a dedicar energia em dobro: na prevenção da doença e no constante embate de ideias motivado por informações controversas. Como se proteger dessa realidade e conseguir refletir de forma propositiva sobre o momento e situação que vivemos? Quais as relações que podemos estabelecer entre a cultura da (des)informação e a sustentabilidade? Que atitudes podem ser tomadas para melhorar nossa saúde psicossocial e nos fortalecer no enfrentamento dessa e de outras situações que podem surgir, em uma realidade de colapso socioambiental? Essas são algumas questões de fundo para o nosso diálogo sobre o campo da Educomunicação, sua relação com a sustentabilidade e a necessidade de editarmos nosso mundo com consciência e ética.
Programação 20/05, 16h
Tema 6: Acessibilidade e Pandemia: A Interdisciplinaridade Necessária para Acolhimento das Diferenças.
Profa. Rose Clér Estivalete Beche, Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional – NAE/UDESC
Tec. Débora Marques Gomes, Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade – NAC/CEAD
Resumo: A palestra visa provocar a reflexão sobre as transformações impostas pela pandemia aos acadêmicos com deficiência, transtornos e necessidades educacionais específicas, bem como aos professores no trato com tais questões. O acolhimento às necessidades individuais como pré-requisito necessário para um trabalho desenvolvido na lógica do cuidado.
Programação 27/05, 16h
Tema 7: Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem?
Profa. Dra. Karina Marcon (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: Em um contexto de pandemia, no Brasil e no mundo as tecnologias digitais de rede vêm sendo adotadas na mediação de processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou na educação superior. No cenário brasileiro, dados da Pesquisa TIC Domicílios (Cgi.br, 2018) denunciam que 30% dos domicílios brasileiros não possuem nem computador nem internet. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua TIC do IBGE (PNAD Contínua TIC IBGE, 2018), aponta que em 2018 74,7% da população brasileira utilizou a internet, sendo que 98,1% fez uso por meio do telefone móvel celular, enquanto 50,7% utilizou microcomputador. Para além do acesso, estudos sobre inclusão digital reforçam a necessidade de se pensar na apropriação social das tecnologias, implicando não somente na instrumentalização e na fluência tecnológica, mas na apropriação crítica, autoral e criativa das tecnologias digitais e no exercício da cidadania na rede. Neste sentido, o que significa ser um excluído digital em um contexto de isolamento social? Qual o potencial pedagógico das tecnologias digitais de rede para os processos educativos? Quais as implicações da inclusão e da exclusão digital na formação de educadores e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas? Que educação estamos praticando e para quem, neste contexto de pandemia?
Programação 03/06, 16h
Tema 8: Mediação pedagógica online e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de Pandemia
Profa.Dra. Lidiane Goedert (DPAD/CEAD/UDESC)
Resumo: Em resposta à pandemia pelo novo coronavírus, muitas redes de ensino no Brasil, desde a Educação Básica à Educação Superior, suspenderam as aulas presenciais e estão lançando mão de soluções envolvendo o uso de recursos digitais de aprendizagem, inspiradas em metodologias de Educação a Distância (EaD). Nesse sentido, refletir sobre as especificidades do processo de mediação pedagógica, quando o contexto de ensino e aprendizagem é online ou mediado por tecnologias digitais, é um aspecto primordial para embasar as propostas de reposição/continuidade dos estudos. A mediação pedagógica em ambientes online deve ser concebida como um processo que resulta de interações entre humanos e de interações entre humanos e não humanos (tecnologias, conteúdo) e que tem como objetivo oportunizar condições para a construção de uma aprendizagem significativa e profunda.
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