PARA COMEÇAR você precisa conhecer as ferramentas utilizadas na UDESC
Para seu percurso na universidade você utilizará algumas ferramentas descritas abaixo e explicadas uma a uma.
PRIMERO PASSO: CADASTRE SEU ID UDESC
Sua identidade digital é o primeiro passo (e o mais importante para assistir às aulas on-line)
Mas o que é o ID Udesc?
É um nome de usuário e senha que você vai precisar para acessar a maior parte das ferramentas on-line utilizadas nas aulas. Também serve para entrar no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), para verificar as notas, histórico escolar e outros serviços e documentos fornecidos pela Secretaria de Ensino de Graduação.
Mas vamos por partes.
A primeira coisa que você precisa fazer (a partir do dia seguinte àquele em que você recebeu a confirmação de matrícula) é acessar id.udesc.br e clicar no botão Primeiro Acesso. Aí é só seguir os passos indicados pelo site.
O nome de usuário (login) você não escolhe. Ele é o seu CPF (apenas os números, sem ponto ou traço). Já a senha é a que você cadastra durante esse procedimento do primeiro acesso.
Já cadastrou mas esqueceu a senha? Não tem problema. Volte ao id.udesc.br e clique em Redefinir Senha.
OK. Cadastrei meu login e senha do ID Udesc. E agora?
Guarde bem esta senha. Além do Siga, de que já falamos, ela vai servir para acessar seu e-mail Udesc (sim, você vai ter um endereço de e-mail com domínio @edu.udesc.br. Legal, né?) e quase todas as ferramentas on-line de que você vai precisar para acessar às aulas. Além disso, essa senha dá acesso gratuito também ao pacote de aplicativos Office 365 (incluindo Word, Excel, One Drive e muito mais).
SEGUNDO PASSO - Ative seu e-mail istitucional da UDESC (é por este email que você acessará as comunicações e notificações através do SIGA - sistema de gestão acadêmica.
Como criar seu e-mail institucional
1) Acesse o portal ID.UDESC.
2) Faça o login com seu CPF e a senha já cadastrada no ID Udesc
3) Clique no link que está no alerta de ativação de e-mail, logo abaixo de seus dados.
4) Não é possível digitar o e-mail, apenas escolher entre as opções fornecidas pelo sistema:
5) Após ativar o e-mail, você já pode acessar o Portal Office 365 com sua conta institucional (CPF@edu.udesc.br para alunos ou CPF@udesc.br para servidores e estagiários) e a mesma senha do portal ID.UDESC.
6) É possível, em alguns casos, que você precise aguardar algumas horas até ter acesso aos aplicativos do Office, incluindo o Outlook (e-mail).
7) Sua nova conta de e-mail personalizada estará vinculada a sua conta de acesso ao Office 365.
Para facilitar ACESSE NOSSO TUTORIAL EM VÍDEO (2:38)
TERCEIRO PASSO: Acesse o SIGA
O Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) é um ambiente on-line onde você tem serviços (matrícula, histórico escolar, atestado de frequência) sem precisar procurar a Secretaria de Ensino de Graduação do centro para isso.
Ali também estão as informações essenciais para sua vida acadêmica (notas, relatórios, disciplinas etc.).
Basta acessar siga.udesc.br e fazer o login com seu ID Udesc.
Alguns serviços que você pode obter no Siga:
E se ainda assim precisar de ajuda, pode contar com a Secretaria de Ensino de Graduação.
QUARTO PASSO: Acesse o moodle - disponivel a partir do primeiro dia de aula conforme calendário acadêmico
MOODLE: SUA SALA DE AULA ON-LINE
O Moodle é uma plataforma virtual que da acesso a várias salas de aula on-line. É através do moodle que você acompanha as atividades de aula do curso de graduação, você pode acessá-lo em qualquer computador com aceso a internet. Acessado o moodle você visualiza os materiais disponibilizados pelos professores, posta atividades, realiza debate nos fóruns de discussão, assiste as aulas por vídeo através do BBB (BigBlueButton), realizada atividades on-line e tira suas dúvidas via mensagens.
Como acesso o Moodle?
Em moodle.udesc.br, faça login com seu ID Udesc para ter acesso à plataforma.
Conheça o canal de tutoriais no YouTube
Também é possivel acessar o Moodle no seu celular - Acadêmicos podem utilizar o Moodle Mobile em seus smartphones ( link para app na PlayStore e AppStore). Veja este video para mais informações.
Ainda ficou com dúvidas?
Nesse caso, envie um e-mail para os administradores do Moodle Udesc (Ver email), com nome completo, matrícula, curso e centro da Udesc.
QUINTO PASSO: MICROSOFT TEAMS
O Microsoft Teams é a ferramenta para videoconferências do pacote de aplicativos Office 365, ao qual todos os estudantes e servidores da Udesc têm acesso gratuitamente. É usado para reuniões e também para aulas on-line síncronas, permitindo interação por vídeo entre professores e estudantes em tempo real.
Os links para acesso às salas de aula on-line no Teams são enviados para seus e-mails institucionais (não esqueça de se cadastrar no ID Udesc e ativar seu e-mail). Algumas aulas ficam gravadas e o estudante também precisa do ID Udesc para acessar esses vídeos.
Quando e como acesso o Microsoft Teams?
Entre em office.udesc.br e use seu login (CPF@edu.udesc.br) e senha do ID Udesc para ter acesso à ferramenta.
Você também pode baixar o aplicativo para computadores desktop ou dispositivos móveis, neste link.
Há um tutorial para usar o Teams?
Sim, você pode acessar este tutorial para aprender a usar o Microsoft Teams e também assistir ao vídeo clicando na imagem no topo desta página..
SEXTO PASSO: OFFICE 365 UDESC
A Udesc, em parceria com a Microsoft, oferece o Office 365 Educacional de forma gratuita à sua comunidade acadêmica - alunos, professores e técnicos universitários.
O Office 365 disponibiliza softwares da Microsoft já conhecidos, como o Outlook (e-mail), Word, Excel, Powerpoint, entre outros. A diferença é que o acesso ocorre pelo navegador da internet, com armazenamento de arquivos e conteúdo na nuvem. Ou seja, não é preciso instalar os programas no seu computador. O acesso é pela internet.
É no Office 365 que você vai acessar o seu e-mail da Udesc!
Mais modernidade e facilidade
O novo sistema é mais moderno: tem 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada; 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive (uma espécie de pen drive virtual, onde você pode guardar seus arquivos); licença gratuita a programas como Word, Excel, Skype e Powerpoint; e acesso em tablets e celulares.
O Office 365 significa um grande avanço para a comunicação na Udesc, pois cria um sistema único de correio eletrônico a servidores e alunos, com fluxo melhor de informações.
O acesso ao e-mail e à plataforma Office 365 é feita pelo site office.udesc.br, usando seu usuário e senha do ID Udesc.
O que você poderá utilizar no pacote Office 365 da Udesc:
Dúvidas?
A Coordenadoria de Informática da Udesc CEAD (cinf.cead@udesc.br) ficará feliz em ajudar. Procure a Cinf sempre que tiver dúvidas ou dificuldades para usar nossas ferramentas, informando seu nome completo, curso e contato.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.