Seminários PROFMAT
01 de novembro de 2024
Recursos Educacionais: Reflexões e Práticas no Profmat
Palestrante: Prof.ª Dra. Carmen Vieira Mathias
Resumo: Na palestra abordaremos a importância dos produtos educacionais no âmbito do Profmat, iniciando com uma análise dos aspectos legais, incluindo legislação educacional, direitos autorais e acessibilidade, seguidos pela apresentação de exemplos diversificados de recursos educacionais, como plataformas digitais, materiais manipuláveis, vídeos instrutivos, sequências de atividades e cursos de formação. Destacaremos como esses formatos podem ser integrados as dissertações com o objetivo de promover a aprendizagem e ou contribuir para a formação contínua de professores. Encerramos com uma reflexão sobre a aplicação prática desses recursos no cotidiano escolar, abrindo espaço para discussões.
31 de outubro de 2024
A Importância da Visualização na Aprendizagem Matemática
Palestrante: Prof.ª Dra. Carmen Vieira Mathias
Resumo: Na sala de aula de matemática, os diversos significados dos diagramas visuais costumam ser negligenciados. Em vez disso, eles são frequentemente analisados de maneira restrita e unidimensional, dependendo do contexto. A visualização matemática é raramente utilizada em sua função epistemológica para a aprendizagem, sendo tratada mais como um conteúdo pré-definido. O objetivo desta palestra é apresentar exemplos de situações didáticas em que a visualização se torna uma ferramenta para a aprendizagem epistêmica, aproveitando o potencial didático das tecnologias digitais no ensino e na compreensão de conceitos geométricos.
18 de outubro de 2024, 13h30, Sala B08, CCT-UDESC
Conversa sobre o Comitê de Ética em Pesquisa da Udesc: história, legislação e conhecimento da Plataforma Brasil.
Palestrantes: Fabricio Noveletto, Rosangela Aparecida Morais e Salete Teresinha Pompermaier
11 de abril de 2024, 15:30 Sala D-17, CCT - UDESC
Resumo: Sabemos que poucas integrais definidas são facilmente resolvidas pela definição, mas, devido ao Teorema Fundamental do Cálculo, muitas delas são obtidas pela busca da primitiva do integrando; e daí decorre a importância dos diversos métodos de integração. Relata-se aqui o percurso de um estudante, então no primeiro semestre de engenharia mecânica da UDESC, desde o método da integral por partes até a sua versão quociente. Alguns exemplos serão apresentados e especulamos se essa experiência pode ter sido o resultado de uma abordagem mais ativa.
12 de abril de 2024, 15:30 Sala D-17, CCT - UDESC
Aplicação do Retrospecto do Polya sobre integrais impróprias para reconhecimento de distribuições de tempo de vida
Resumo: Tal como estão desenhadas as grades curriculares em ciências exatas, as primeiras aplicações mais pragmáticas das integrais aparecem em Estatística: primeiramente, na parte de variáveis aleatórias contínuas. A la Polya, partiremos do conceito de distribuições de probabilidades contínuas e do restrospecto de alguns exemplos de integrais impróprias até chegarmos a algumas distribuições de probabilidade de tempo de vida. O objetivo é dar ao estudante ao menos um vislumbre do que é um processo de investigação matemática.
20 de julho 2023, 14:00 Sala D-17, CCT - UDESC
Dr. Luís Henrique Santana, UEM - Umuarama
Resumo: A capacidade de traduzir objetos matemáticos em figuras é uma habilidade fundamental em matemática: é uma forma útil de comunicar ideias e uma ferramenta frutífera para a resolução de problemas. Portanto, mesmo que a geometria analítica signifique representar objetos e problemas geométricos usando ferramentas algébricas, não se deve abandonar os aspectos de desenho desses objetos e problemas. Infelizmente, nossa experiência no ensino de disciplinas de geometria analítica tem mostrado que os alunos costumam ter mais dificuldade em lidar com representações gráficas de pontos, retas e planos do que com os aspectos algébricos desses objetos, embora essa habilidade seja fundamental para muitas outras disciplinas matemáticas. Neste seminário, queremos ajudar na compreensão das representações gráficas, sugerindo alguns exemplos surpreendentes com relação às ambiguidades que podem ocorrer quando entidades tridimensionais são representadas em um papel quadriculado ou quadro.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.