O Playground da Matemática surgiu a partir do projeto "A Matemática na Educação Infantil", realizado entre 2011 e 2012 pela acadêmica de Licenciatura em Matemática, Pamela Paola Leonardo, sob a coordenação dos professores Tatiana Comiotto, Marnei Luis Mandler e Katiani da Conceição Loureiro. Através desse projeto foi possível perceber a necessidade de desenvolver materiais específicos para sua implementação, dessa forma, surgiu a ideia de ampliá-lo, visando beneficiar não apenas os alunos, mas também os professores da Educação Infantil.
Assim, o projeto evoluiu para um programa que englobava a formação de professores e alunos, com ênfase na utilização de materiais didáticos concretos. O programa, denominado Playground da Matemática, passou a incluir ações de formação de professores, para que tivessem conhecimento de novas metodologias e estratégias de ensino, e desenvolvimento de materiais didáticos, que seriam utilizados na Educação Infantil, sendo coordenado pela professora Ivanete Zuchi Siple.
No período da pandemia de covid-19, a equipe do Playground ficou impossibilitada de exercer as atividades habituais nos CEIs e escolas da região, já que nestes locais, as aulas presenciais também foram suspensas. Como forma de se adaptar a situação, a equipe do Playground da Matemática passou a trabalhar de forma mais intensiva através das redes sociais, sem deixar de produzir e disponibilizar materiais de qualidade. As atividades que até então, vinham sendo aplicadas de forma presencial nos CEIs, ganharam um novo formato e passaram a atender públicos diferentes.
Ainda em março de 2020, o Playground da Matemática criou um perfil no Instagram e intensificou o uso de sua página já existente no Facebook, e através delas, desde o início da pandemia compartilhou diversos materiais voltados à Educação Matemática, e principalmente, à Educação Infantil.
Mesmo trabalhando de forma remota, a equipe do Playground da Matemática continuou atuando nas três ações do Programa. Eram elas:
Ação 1: A matemática na educação infantil
Ação 2: Materiais didáticos-pedagógicos para o ensino de matemática
Ação 3: Profissão Professor
Atendendo à proposta de cada ação, os conteúdos veiculados nas redes sociais contemplaram: atividades voltadas à educação infantil, atividades voltadas ao ensino fundamental e médio, materiais didáticos-pedagógicos, jogos, entrevistas com professores, divulgações dos cursos e vestibulares da UDESC, entre outros.
Com a retomada das atividades presenciais em 2022 o programa passou por reestruturações nas suas ações, mudando o objetivo de algumas já existentes e adicionando outras duas. A ação 3 sofreu alterações, pois o seu viés não seria mais de formação de professores, mas sim de divulgação do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC para alunos de Ensino Fundamental e Médio.
Outra ação que sofreu mudanças foi a ação 2, pois depois de tantos anos de projeto percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de materiais que fossem adaptados para a educação inclusiva, permitindo que o programa pudesse incluir todos os alunos presentes nas salas de aula. A ação “Matemática e seus Biomas” surgiu como forma de relacionar interdisciplinarmente os conhecimentos matemáticos acadêmicos. Porém, atualmente essa ação já não existe mais, devido a aposentadoria da professora coordenadora, estando em seu lugar a ação com a Fábrica Matemática, que visa a elaboração e construção de materiais com tecnologias de impressão 3D e corte laser.
Com isso, temos uma breve recapitulação de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo de mais de uma década de programa. Atualmente somos um programa permanente do campus CCT, contando com cinco bolsistas e mais de dez voluntários.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.