A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), criada em 1965, tem sua sede em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Instituição Pública, oferece ensino gratuito e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país. Sua missão é comprometer a gestão do conhecimento com o momento e o futuro de Santa Catarina.
A Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC é a única instituição de ensino superior mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A UDESC é oficialmente denominada Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, devido ao modelo jurídico-institucional. Este modelo concede a Universidade uma autonomia didático pedagógica instrumental, administrativa e financeira, assegurado através do repasse de 2,05% do orçamento líquido do estado.
A UDESC divide-se em onze centros espalhados pelo estado de Santa Catarina. Cada centro é estrategicamente localizado em regiões diferentes com o objetivo de suprir as necessidades de cada região. Além dos onze centros de ensino (ensino presencial), a UDESC possui um Centro Ensino a Distância. Atualmente, a UDESC possui 45 cursos de graduação (sendo 9 em Joinville), 15 cursos de mestrado (sendo 4 em Joinville) e três curso de doutorado(sendo 1 em Joinville).
O Centro de Ciências Tecnológicas foi criado sob a denominação de Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), pelo governo do Estado de Santa Catarina, em 09 de outubro de 1956, através da Lei nº 1520/56, que instituiu um curso de Engenharia, a ser implantado no interior do Estado. Foi a primeira tentativa da interiorização do ensino superior, tradicionalmente restrito às capitais dos estados. Joinville por ser o maior pólo industrial do Estado de Santa Catarina, constitui-se um local ideal para a concretização desse sonho.
O campus universitário Professor Avelino Marcante, onde hoje se localiza o Centro de Ciências Tecnológicas teve a construção iniciada em 1977 e foi inaugurada em 8 de março de 1979 e possuía, na época, uma área total de 8.800 m2. Com a transformação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina para Universidade do Estado de Santa Catarina, ocorrida em 1990, foi conferido-a o gozo do princípio constitucional da autonomia universitária, caracterizando-a como ente jurídico próprio. Com o reconhecimento da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a então, Faculdade de Engenharia de Joinville passou a ser designada Centro de Ciências Tecnológicas.
Atualmente, são mais de 2.960 alunos distribuídos em nove cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Sistemas, Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas de Informação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Além disso, possui três cursos de mestrados em Ciência e Engenharia dos Materiais, Física, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.
O Departamento de Engenharia Elétrica foi criado em março de 1972, juntamente com a implantação do curso de Engenharia Elétrica com habilitação nas modalidades de Eletrônica e Telecomunicações (que posteriormente foi modificado para Engenharia Elétrica).
Atualmente, o corpo de professores do Departamento de Engenharia Elétrica é composto por 25 professores efetivos abrangendo todas as áreas de conhecimento do curso de Engenharia Elétrica. Dentre estas, destacam-se quatro áreas de atuação profissional definidas no novo currículo do curso: Eletrônica, Controle e Acionamentos, Automação de Sistemas e Eletrotécnica.
Os laboratórios que compões o nPEE estão diretamente vinculados ao DEE, sendo todas as suas ações associadas a este departamento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.