A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso International Collegiate Programming Contest (ICPC). A competição consiste em equipes de três alunos que devem resolver o maior número de problemas no menor tempo possível.
Este Programa de Extensão é interinstitucional, com ações que possuem alcance e parceria em âmbito nacional com a SBC e as universidades participantes da competição. Acreditamos que, com o incentivo à participação e estudo para a programação competitiva, cria-se um ciclo virtuoso que auxilia no desenvolvimento e fortalecimento da indústria e da pesquisa em computação.
Por isso, cinco ações são executadas por esse programa, visando cobrir desde a iniciação na programação até a prática e estudos complementares, externalizando ações para a indústria, comunidade geral e comunidade acadêmica:
Brute Class: aulas introdutórias de programação, com ênfase na programação competitiva
Treinos: prática e estudos aprofundados de programação competitiva, que ocorrem de segunda a quinta na sala F304 e na sexta no laboratório F301
Seletivas internas: maratonas elaboradas e organizadas na UDESC para selecionar times que irão representar a UDESC nas provas nacionais
Colóquios de Ciência da Computação: apresentações de tema livre focadas em tópicos diversos da Ciência da Computação, realizadas no auditório do bloco F, com algumas gravadas no Youtube.
Em 2018 um pequeno grupo de competidores se reuniu fundou o BRUTE. Grupo dedicado a treinar, recrutar, formar times, fornecer material, dar aulas e palestras afim de aumentar o número de estudantes envolvidos na maratona de programação e eventualmente evoluir o nível da competição.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.