O Manual de Processos do CCT tem início hoje com a apresentação de sua primeira versão. Até este momento contou com a colaboração exaustiva da equipe da Direção Geral do CCT e da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPAVI), mas que no processo de sua construção deverá contar com a parceria de muitos outros membros da comunidade acadêmica.
O Manual será revestido de caráter dinâmico, isto é, estará em constante mudança, acompanhando o movimento da vida. As mudanças ambientais das mais variadas formas afetam as organizações, que à semelhança dos seres vivos precisam constantemente de adaptação. Mas além disso, podem surgir mudanças sugeridas pelas equipes da própria instituição (bottom-up) no sentido de otimizar trabalhos, fluxos e processos.
Ao conhecer seus processos e o contexto jurídico que envolve seus públicos, o CCT dá um passo na direção da Gestão de Processos que tem início com o mapeamento da realidade em termos de seus fluxos. Assim, após o diagnóstico e o mapeamento da situação atual, poder-se-á identificar oportunidades de melhoria, apontando causa-raiz de problemas e por fim propor a implementação de mudanças necessárias.
Ao final, a Gestão de Processos une a gestão e a tecnologia da informação no sentido da otimização de resultados, busca a redução de tempo e custos por meio da simplificação e melhoria dos processos da instituição.
“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.” – Confúcio
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.