Ações em 2020
Desde a suspensão das atividades presenciais na universidade, o programa Interagir buscou meios de manter suas atividades a distância, respeitando as normas da OMS ( Organização Mundial da Saúde), as reuniões semanais do programa foram mantidas por meio de videoconferência.
Atualmente um dos maiores trabalhos do programa é adequar os cursos, que antes eram oferecidos de forma presencial, em uma forma totalmente virtual/remota, temos como exemplo o Linguesc e o Curso de Pré-Cálculo. Além disso, estamos buscamos formas de divulgar nosso programa pelas redes sociais criando conteúdo que possa ajudar a divulgar o projeto e manter a comunidade externa envolvida e ciente das ações da universidade. Também estamos tendo reuniões semanais para pensarmos em novos tipos de ações que possam ajudar a comunidade à manter-se positiva diante a pandemia.
Essas são algumas ações que foram reprojetadas e adequadas para o modelo remoto:
Projeto: Pré-Cálculo - Um Estudo sobre Funções
Objetivo: Reforçar e aprimorar os conceitos matemáticos que envolvem funções visto no Ensino Básico para os estudante que estão no Ensino Médio e para aqueles que recém chegaram na Universidade.
Desenvolvimento: Pré-Cálculo - Um Estudo sobre Funções é um curso desenvolvido com carácter presencial. Ou seja, o professor mestraria suas aulas com o auxílio de materiais, como listas de exercícios, jogos didáticos e a tecnologia. Todavia, em virtude do cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19, o curso está em processo de ajustamento e todo o material didático está sendo adaptado para o curso ser totalmente à distância. Vale comentar também, que todo o processo de adaptação feita para o curso se tornar a distância está sendo feito de maneira que respeita as diretrizes da OMS ( Organização Mundial da Saúde). Além disso, o curso está na fase final de ajustamento, assim, já temos uma data prevista para iniciar as inscrições do curso.
O curso será ministrado por um aluno de graduação do curso de Matemática, Fabrício Cordeiro, parceiro do Programa Interagir. O curso online irá acontecer de 25/05 à 06/06 de forma virtual via plataforma Moodle.
Projeto: Linguesc
Objetivo: Oferece aulas de inglês para níveis básicos, intermediários e avançados. O curso é oferecido para a comunidade externa e interna, e é ministrado por alunos voluntários da UDESC
Desenvolvimento: O Linguesc é um curso de ensino de idiomas para a comunidade interna e externa da UDESC, os professores são voluntários e estudantes da universidade, o material é próprio do Linguesc e foi desenvolvido por professores voluntários. O curso é presencial, os professores ministram aulas com turmas de 10 a 15 alunos, entretanto devido ao cenário atual o curso está sendo ajustado para ser ofertado de forma remota. O material foi adaptado e um grupo de professores voluntários está transformando-o em vídeo aulas. Outro grupo de professores voluntários será responsável por ministrar as aulas remotas, complementado as aulas gravadas e tirando as dúvidas dos estudantes. As aulas de conversação também serão realizadas pelos professores voluntários por meio de aulas remotas. As reuniões com professores voluntários foram mantidas e são feitas por videoconferências. Todo o material para inscrição de alunos, atividades para os alunos, entre outros estão sendo adaptados pelos bolsistas para esse novo modelo de aula remota. Assim como estão sendo feitos vídeos para auxiliar os alunos e professores a usarem as plataformas utilizadas para o curso. As plataformas serão o Discord (altamente utilizado por jovens) e o Linlips, desenvolvido no trabalho de conclusão de curso de Felipe de Avila, do Bacharelado em Ciência da Computação, orientado pela professora Avanilde Kemczinski. Essa é uma ação de união entre a extensão, pesquisa e ensino. O Linguesc iniciará às atividades de forma remota a partir de junho.
Projeto: Jogos digitais e funções executivas
Objetivo: Ofertar base teórica e instrumental para identificar elementos nos jogos digitais potenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível.
Desenvolvimento: O curso de Jogos Digitais e Funções Executivas deseja aumentar as competências e habilidades de seus participantes a despeito dos jogos digitais enquanto ferramentas potenciais para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, especialmente relacionados com o controle e regulação da atenção e do comportamento. Por tal, o curso está direcionado para pessoas ligadas às áreas de ciência da computação, game design, licenciaturas, pedagogia, psicologia, sistemas de informação e terapia ocupacional, tanto em nível técnico, de graduação ou pós-graduação. O curso, em parceria com o Interagir, foi desenvolvido como parte do trabalho da mestranda Katiane Krause, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, e sob orientação da professora Isabela Gasparini e Marcelo da Silva Hounsell. Esse curso foi planejado para ser ministrado de forma presencial, dessa forma ele foi todo remodelado e adaptado para ser ministrado de forma online e aconteerá de 19/05 a 02/06/2020.
Plataforma LINLIPS no suporte ao LINGUESC/INTERAGIR
Objetivo: Estimular a aprendizagem de idiomas por meio de ações colaborativas entre os membros da comunidade de prática.
Desenvolvimento: O LINLIPS é uma comunidade de prática online onde as pessoas podem aprender um idioma interagindo umas com as outras. A plataforma LINLIPS (http://linlips.joinville.udesc.br) desenvolvida visa estimular a colaboração entre os membros por meio de recursos desenvolvidos especialmente para atividades em comunidade. Com o objetivo de validação e aprimoramento desses recursos, a Linlips apoia o projeto de extensão LINGUESC. A idéia é que a LINLIPS possa ser utilizado como uma ferramenta complementar as aulas do LINGUESC e que contribua para a qualidade do ensino dos alunos que fazem parte do projeto LINGUESC e do programa INTERAGIR.
A pesquisa e a plataforma LINLIPS foram desenvolvidas por Felipe de Avila como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Ciência da Computação da UDESC, sob a orientação da professora Avanilde Kemczinski, vinculado do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (GPIE). Essa interação dialógica trouxe múltiplas possibilidades de transformação da comunidade e da própria universidade pública por meio da indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão. Nessa tríade, é possível perceber a relevância da Extensão enquanto elemento de formação de pessoas, mas principalmente como espaço onde pode se exercer uma práxis interativa que integra o conhecimento acadêmico, a educação e a sabedoria popular, promovendo assim uma visão mais ampla da sociedade em que vivemos para poder atuar de forma a prever e resolver problemas reais da sociedade.
Além dessas ações planejadas, conseguimos continuar, mesmo com a pandemia, com o Programa de Mentoria CCT UDESC que forma os primeiros mentores e estudantes.
Foram 11 mentores, profissionais com vasta experiência profissional, formados pela UDESC, que dedicaram seu tempo para compartilhar com 12 estudantes, suas experiências visando aproximá-los do mercado profissional, bem como construir uma carreira de sucesso.
Durante 3 meses, de Março à Maio deste ano, Mentores e Estudantes se encontraram semanalmente (após a pandemia de forma virtual), aplicando a metodologia proposta pelo mestrando Alexandre Bernardes (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias), orientado pelas professoras Isabela Gasparini e Tatiana Comiotto, que buscou referências em Programas de Mentoria internacionais como Stanford e MIT dos EUA, e Oxford da Inglaterra.
O grupo de mentores foi formado por Empresários, Executivos, Líderes de Empresas, que em meio ao hashtag#covid19, momento em que suas empresas exigiam atenção redobrada, dedicaram-se a retribuir a Sociedade Catarinense, atuando voluntariamente no Programa de Mentoria do UDESC Joinville - Centro de Ciências Tecnológicas, buscando preparar os estudantes para o mercado.
Nosso Muito Obrigado aos Mentores egressos: Aurelio Mayorca Celso Tonelli Evandro Jacobus Lucas Schiochet FREITAS, Luiz Augusto de Michel Kazmierski Nadia Jaqueline dos Santos Palova S. Balzer Rodolpho Damasco Tercilio Stedile Jr. Thiago Zschornack
Este é o relato que comprova o sucesso do projeto: "Esse projeto foi extremamente transformador. Foi a primeira vez, em todos esses anos de faculdade, que me fizeram perguntas nas quais fora necessário olhar para dentro afim de obter as respostas. Hoje, consigo ver com tanta clareza quem eu sou, e como isso se traduz no meu profissional. Aprendi a olhar mais longe e sonhar mais alto. O impacto positivo que este programa teve no meu futuro é imenso." Estudante.
O encontro final entre todos participantes ocorreu nesta segunda-feira, dia 11/05/2020.
Fiquem atentos Logo teremos outras iniciativas! ;-)
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.