Justificativa para criação do laboratório
A tecnologia tem potencial para apoiar o diálogo de pessoas com DI, bem como de pessoas surdas. Contudo, é importante que os aplicativos que possibilitem essa comunicação estejam personalizados com as imagens que representem um significado para o usuário, caso contrário a comunicação não será efetiva. O laboratório será um espaço utilizado para essa personalização, bem como para auxiliar os participantes a se apropriarem tanto dos aplicativos de comunicação quanto dos dispositivos a serem utilizados.
É importante destacar que no Brasil, nas últimas décadas, novas políticas públicas têm sido geradas para incentivar o desenvolvimento e uso de Tecnologias Assistivas (TA). Como exemplo, podemos destacar a Lei No 10.098 de 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, a criação do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) que visa apresentar propostas de políticas governamentais para desenvolvimento de ajudas técnicas e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos das pessoa com deficiência, com foco na na inclusão social e na cidadania. Também vale destacar a lei 10436/2002 , que prevê: “Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.”
Colaborações e Parcerias
Este laboratório permite a interação entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (NAIPE), bem como a comunidade surda de Joinville. Esta parceria tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento de aplicações mais realistas, que atendam a necessidades dos pacientes portadores de deficiência intelectual, bem como que auxiliem na comunicação de pessoas surdas.
Considerações Finais
O Laboratório Multiusuário Colabora visa apoiar a autonomia de pessoas com deficiência intelectual, bem como de pessoas surdas, permitindo a colaboração por meio do uso de dispositivos móveis. Pessoas com DI e pessoas surdas, frequentemente, apresentam dificuldades de comunicação, o que possibilita uma oportunidade de desenvolvimento de artefatos de software que possibilitem que essas pessoas se comuniquem utilizando dispositivos tecnológicos, como smartphones ou tablets. O laboratório também visa possibilitar: (i) a capacitação de profissionais conscientes, capazes de tomar decisões e atuar tanto na indústria quanto no ambiente acadêmico; e (ii) o desenvolvimento de soluções para explorar novos conhecimentos em Sistemas de Computação, principalmente envolvendo a área Sistemas Colaborativos e Tecnologia Assistiva.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.