A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizou o mapeamento de riscos que as pessoas estão expostas nos ambientes de trabalho. Foram elaborados 95 mapas de riscos, que estão fixados nos ambientes visíveis onde há trabalhadores no campus.
Os mapas têm o objetivo de alertar as pessoas sobre os riscos envolvidos com o trabalho em determinados ambientes. Eles podem contribuir para evitar acidentes e danos à saúde do trabalhador ao longo do tempo, como indicar o uso de apoio para pés, para que não sofram dores. Os mapas também informam os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários no ambiente ou para desempenhar determinada função.
Além dos mapas de riscos, foram fixados, em alguns pontos como no laboratório de soldagem e nos laboratórios de química, documentos de detalhamento de riscos. Fichas de informação de segurança de produtos químicos (FISPQs) também foram colocados em alguns laboratórios que utilizam produtos químicos.
Após o contato da equipe da Cipa com os trabalhadores, foram sugeridas novas demandas, como o fornecimento de EPIs. Necessidade de adaptações da estrutura física, como melhorias em iluminação, rede elétrica, organização dos espaços e na acessibilidade também foram apontadas
A Comissão enviou um relatório com as sugestões de melhoria à Direção do CCT. O documento aponta o que deve ser feito para tornar o campus um local de excelência em segurança. “O objetivo sempre é contribuir para aumentar a segurança das pessoas que frequentam e trabalham no campus. E, sem dúvida, a realização das ações propostas certamente poderá proporcionar um clima positivo no campus”, explica o presidente da comissão, Adilson Schackow.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.