Primeiro edifício da Udesc Lages, onde hoje funciona a parte administrativa
Histórico do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc
Em janeiro de 1963, o então governador Celso Ramos enviou ao Conselho Estadual de Educação (CEE) expediente manifestando a intenção de criar os cursos de Agronomia e Veterinária em Lages. Em 1969, o prefeito de Lages, Áureo Vidal Ramos, nomeou uma comissão formada por Ledo Barreto, Walter Hoeschl Neto, Rheno Rogério Vieira, Júlio César Malinverni e Suria Shedid para elaborar um estudo sobre a possibilidade da implantação dos dois cursos. Em 12 de dezembro de 1972, o CEE criou o curso de Medicina Veterinária e, em março de 1973, iniciavam as atividades da Escola Superior de Medicina Veterinária da Udesc (Esmeve).
Em 1978, foi retomado o estudo para a criação do curso de Agronomia da Udesc, em Lages. Em 27 de setembro de 1979, foi conseguida a autorização do presidente da República, João Baptista Figueiredo, apesar das restrições impostas pelo governo federal para a criação de novos cursos superiores no País. Em março de 1980, ingressava a primeira turma, aprovada no vestibular de janeiro. Em junho de 1983, o governador Esperidião Amin inaugurou as instalações do curso de Agronomia, com mais de quatro mil metros quadrados.
Com a reestruturação da Udesc, em 17 de abril de 1980 foi criado o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), através da Portaria nº 262. Em 10 de dezembro de 1984, antes mesmo de formar a primeira turma, o curso de Agronomia da Udesc foi reconhecido pelo Ministério de Educação, por meio da Portaria nº 520.
Em 25 de abril de 2004, por meio da Resolução nº 006 do Consuni, foi autorizado o funcionamento do curso de Engenharia Florestal. No segundo semestre de 2004, após vestibular, teve início a primeira turma de alunos. O curso nasceu após levantamentos e audiências públicas, realizados a partir de 2002, para atender a lei N° 4.771, de 15 de setembro de 1965, que institui o Código Florestal Brasileiro e declara que "A União e os Estados promoverão a criação e o desenvolvimento de escolas para o ensino florestal, em seus diferentes níveis".
Em 13 de setembro de 2007, através da Resolução nº 851 do Consuni, foi criado o curso de Engenharia Ambiental, que iniciou as aulas em agosto de 2008. Em fevereiro de 2014 foi inaugurado o prédio do curso, construído em estilo "green building", com área de três mil metros quadrados e 16 laboratórios exclusivos. Após uma reforma curricular, no primeiro semestre de 2016, o curso passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária.
Hoje, os cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária) do Centro de Ciências Agroveterinárias possuem conceitos elevados no Ministério da Educação (MEC) e os cursos de pós-graduação (Bioquímica e Biologia Molecular, Ciência Animal, Ciência do Solo, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal e Produção Vegetal) são reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A Udesc Lages conta com mais de 1,8 mil alunos e oferece infraestrutura com diversos prédios.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.