Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Agroveterinárias

Notícia

12/12/2024-16h58

Udesc lança repositório institucional que abrigará produções científicas

Ambiente digital democratiza o acesso e promove a divulgação da ciência produzida na universidade

Da esquerda para a direita: Angélica Miranda, Caterina Pavão, José Fragalli, Dayane Dornelles e Letícia Bonetti. Foto: Fernanada Conceição/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Repositório Institucional (RI), um ambiente digital que unifica, preserva e democratiza o acesso a artigos científicos, livros, monografias, dissertações, teses e demais materiais produzidos pelos membros da universidade.

O evento de lançamento aconteceu no auditório Tito Sena, da Udesc Faed, em Florianópolis. O Repositório da Udesc partiu da iniciativa da Biblioteca Universitária (BU), com apoio de outros setores, como a Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicação (Setic) e da Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC) da universidade.

“A BU tem se dedicado há anos para transformar esse projeto em realidade, apesar dos desafios e obstáculos que surgiram pelo caminho. Nos últimos cinco anos, intensificamos nossos esforços, buscando parcerias e soluções criativas para superar as dificuldades e um novo capítulo iniciou com o compromisso do atual reitor e sua equipe ao apoiar integralmente esse projeto”, destaca a coordenadora da BU, Dayane Dornelles.

O objetivo do RI é de ampliar o impacto e o alcance das pesquisas e promover a visibilidade da produção intelectual da universidade, além de facilitar o acesso às publicações desenvolvidas pela universidade e promover a colaboração entre pesquisadores e a disseminação do saber.

A cerimônia de lançamento do RI contou com a presença do reitor da Udesc, José Fernando Fragalli e da vice-reitora, Clerilei Bier, acompanhados de outras autoridades e em especial a representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a bibliotecária Letícia Guarany Bonetti, e das membras da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), professoras Caterina Marta Graposo Pavão (URGS) e Angélica Conceição Dias Miranda (FURG).

Também, estiveram presentes no lançamento membros da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), Coronel Cleber Pires (diretor), Tenente Coronel Diego Marzo Costa (subdiretor) e o Chefe da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão da APMT, Tenente Coronel Carlos Alexandre da Silva. Alem de prestigiar o evento, os membros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) vieram conhecer mais sobre o assunto, pois há a intenção da APMT em contratar empresa para a implementação de um repositório próprio da academia.

De acordo com a coordenadora da BU, há a intenção futura de uma parceria entre a Udesc e a PMSC para a realização de um convênio com a APMT.  "O objetivo é promover a cooperação no uso de recursos informacionais, equipamentos educacionais e a colaboração entre os profissionais de ensino e acadêmicos, de ambas as instituições, desenvolver formação, capacitação, treinamentos, ensino, pesquisa e extensão inovadoras para os agentes públicos, objetivando a melhoria da gestão pública e o bem-estar da sociedade", explica Dayane.

A pesquisadora do Ibict, Letícia Bonetti, na ocasião, palestrou sobre o papel dos repositórios no movimento pela ciência aberta e as contribuições do Ibict em torno dessa pauta. “Os repositórios, uma vez implementados, fornecem um sistema de comunicação científica que amplia o acesso e garante o controle da produção acadêmica, aumenta a visibilidade, os status e o valor público da pesquisa e da instituição, permite ainda que os pesquisadores tornem suas produções científicas públicas e visíveis de forma gratuita e rápida; além de funcionar como um indicador de qualidade da universidade para demonstrar sua relevância científica, social e econômica”, destacou a bibliotecária e pesquisadora do Ibict. Ela ainda ressaltou em sua fala o papel que a universidade pública desempenha e que o quê é produzido nas universidades públicas deve ser compartilhado, assim devendo ser para as pesquisas e dados da ciência produzidos nas instituições de ensino superior brasileiras.

“Nosso objetivo aqui, é apoiar e parabenizar pela iniciativa”, afirmou Caterina Pavão que reafirmou o apoio da RBRD à Udesc. “Os repositórios foram criados com o princípio de reunir, sistematizar, organizar e preservar, porque uma instituição precisa ter a sua memória, saber o que foi produzido e essencialmente de publicizar. A nossa meta maior com a ciência aberta é trabalhar pela democratização do acesso ao conhecimento. Conhecimento que nós temos em abundância hoje no mundo, mas que também se consolida com fake news, porque muitas pessoas não sabem o que é verdade. E quando as instituições de ensino e pesquisa de nosso país, que são as responsáveis pela grande parcela da produção científica, se comprometem em guardar, preservar e essencialmente disponibilizar gratuitamente, elas estão colaborando para o progresso do nosso país”, reforça Angélica Miranda sobre a importância dos repositórios no país.

O reitor da Udesc, Fragalli, ressalta que o trabalho de equipe foi essencial para que o RI fosse executado e que o próximo passo agora é divulgá-lo para que toda a comunidade acadêmica usufrua desse espaço. “Agora o nosso trabalho é fazer o repositório funcionar e estimular nossos pesquisadores a depositarem seus trabalhos (...). Certamente, faremos campanhas para que as pessoas conheçam o repositório, para aderirem à ideia. Ele é fundamental para que a Udesc dê um salto de qualidade na nossa pesquisa e que seja conhecida cada vez mais por meio delas”, afirma o gestor da universidade.

O Repositório Institucional (RI) da Udesc está disponível no endereço https://ri.udesc.br. De acordo com a coordenadora da BU, Dayane, os pesquisadores da instituição já podem acessar o RI para acessar os materiais disponibilizados nele. “O autoarquivamento será liberado gradativamente nos centros após os eventos de capacitação e treinamento dos moderadores nos centros da Udesc. Mas os professores pesquisadores já podem acessar seu perfil de pesquisador e verificar as informações de suas publicações científicas indexadas no Scopus, Lattes e Orcid”, completa Dornelles.

Reunião Rede Sul de Repositórios Digitais
Também no auditório da Udesc Faed, nesta quinta-feira, 12, a Udesc sediou a 2ª Reunião Rede Sul de Repositórios Digitais. Na programação estavam incluídas as palestras sobre o Plano de Gestão de Dados de Pesquisa (PGD); a apresentação do experimento do Repositório de Dados, com o case da Udesc; palestra do Ibict; e atividade colaborativa para o planejamento de 2025. “Um importante evento na consolidação da Udesc junto a rede Brasileira de Repositórios Digitais”, destaca a bibliotecária da Udesc, Luciana Mara Silva, que no evento de lançamento do RI, resssaltou que o próximo passo para a Udesc é planejar o seu Repositório de Dados.

O evento de lançamento do RI Udesc pode ser acessado no canal do YouTube da BU Udesc, assista aqui.

Assista o vídeo de lançamento do RI Udesc 



*Notícia atualizada em 13/12/2024, às 12h07.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.