O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi implantado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages, no primeiro semestre de 2016, a partir de uma reforma curricular do curso de Engenharia Ambiental, cujas atividades iniciaram em agosto de 2008. Está alocado em um prédio moderno, inaugurado em fevereiro de 2014 (construído em estilo "green building"), com área de 3 mil metros quadrados e 16 laboratórios exclusivos. Com foco no ensino público de qualidade e característica multidisciplinar, o curso possui um corpo docente consolidado com formação específica em cada área de atuação.
O ambiente acadêmico da Udesc Lages pode ser considerado privilegiado quando comparado a outras universidades, pois está localizado em meio urbano, com ampla área territorial, quatro cursos de graduação, seis mestrados e quatro doutorados. A dedicação acadêmica é prioritariamente integral, facilitando o envolvimento discente em projetos de pesquisa e extensão.
O curso mantém envolvimento contínuo com empresas e órgãos públicos através do desenvolvimento de pesquisa aplicada. A multidisciplinaridade proporciona ampla formação nas áreas de ciências exatas, biológicas, químicas, de gestão e de desenvolvimento de novas tecnologias, abrindo expressiva gama de possibilidades de atuação, o que tem elevado os índices de empregabilidade dos egressos. Num cenário mundial em que as causas ambientais e sanitárias ganham força, a tendência é as oportunidades de atuação sejam incrementadas.
O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages caracteriza-se pela sua estrutura multidisciplinar e, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e com as resoluções nº 447 de 22 de setembro de 2000 e nº 310 de 23 de julho de 1986, do CONFEA, entende que a formação do aluno de graduação se dá a partir do desenvolvimento de competências e habilidades referentes à administração, gestão e ordenamentos ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, modelagem e geoprocessamento, sistemas de abastecimento de água, incluindo captação, adução, reservação, distribuição e tratamento de água; sistemas de distribuição de excretas e de águas residuárias (esgoto) em soluções individuais ou sistemas de esgotos, incluindo tratamento; coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos (lixo); controle sanitário do ambiente, incluindo o controle de poluição ambiental; controle de vetores biológicos transmissores de doenças (artrópodes e roedores de importância para a saúde pública); instalações prediais hidrossanitárias; saneamento de edificações e locais públicos, tais como piscinas, parques e áreas de lazer, recreação e esporte em geral; saneamento dos alimentos; seus serviços afins e correlatos.
De forma mais específica, o egresso do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages deverá possuir sólida formação científica e tecnológica que lhe permita atuar incisivamente na solução de problemas relacionados ao meio ambiente e ao saneamento como um todo, considerando aspectos teóricos, práticos e metodológicos, o domínio de tecnologias e suas aplicações, buscando incessantemente o desenvolvimento socioeconômico e também sustentável.
O graduado deverá possuir sólida formação para atuar nas áreas de concentração do curso, as quais estão contempladas na estrutura curricular proposta, proporcionando aos mesmos uma visão ampla, crítica e duradoura em todos os aspectos possibilitando que o mesmo seja um agente de desenvolvimento regional. A formação acadêmica será contínua e permanente no transcorrer do curso e posterior ao mesmo de modo a desenvolver as competências e adquirir as habilidades decorrentes da formação do engenheiro ambiental e sanitarista.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.