Iniciativa quer fomentar proteção do conhecimento
científico gerado na universidade - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o
1º Edital do Inventor para alunos, professores e técnicos da instituição interessados em proteger suas invenções por meio da propriedade intelectual, pelo depósito de pedidos de patentes.
As inscrições começarão na segunda-feira, 10, e ficarão abertas até 31 de agosto. O edital e o formulário para se inscrever já estão disponíveis na
página da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), responsável pela iniciativa.
Por meio dessa ação, a Udesc pretende selecionar invenções para a busca de anterioridade e a elaboração de patentes conforme a
Lei da Propriedade Industrial (Lei Federal n° 9.279/1996).
Esses procedimentos serão feitos até o fim de fevereiro de 2018 por uma empresa especializada na área, contratada com recursos da universidade.
"Com isso, damos um passo importante para fortalecer a cultura da inovação tecnológica na comunidade acadêmica", destaca o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.
A universidade concederá até nove buscas de anterioridades, e as quatro melhores classificadas ganharão um relatório descritivo para dar entrada no depósito do pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O edital também quer fomentar a proteção do conhecimento científico e tecnológico gerado na Udesc por meio da propriedade intelectual; disseminar a cultura de patentes; e viabilizar novas parcerias com os setores público e privado, visando o desenvolvimento tecnológico de SC.
Mais informações podem ser obtidas com a Cipi pelo e-mail
cipi.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010