Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2013-14h34

Projeto da Udesc Joinville receberá primeiro registro de patente exclusivo da universidade

Docentes José Oliveira da Silva e Régis Scalice, além do aluno Cassiano Moura (à direita), com primeiro modelo da máquina - Foto: Jonas Porto/Ascom Udesc
Foi protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) o pedido de registro de patente da processadora modular de fibra de bananeira, criada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville.

A processadora é o primeiro equipamento no mundo a conseguir extrair dois tipos distintos de fibras de bananeira: a capa e o couro da planta. Até então, eram utilizadas ferramentas simples como facas, escovas e calandra manual ou máquinas artesanais que produziam apenas a capa.

Com valor estimado de R$ 8 mil a R$ 10 mil, a processadora funciona a motor e tem três funções principais: calandragem, separação e raspagem da capa e do couro.

A máquina foi criada pelo Laboratório de Desenvolvimento de Produtos (Ladep), que está ligado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

O Ladep observou a necessidade de desenvolver a processadora modular após ser convidado para ingressar no Comitê Gestor Fibra da Bananeira, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em 2008.

A elaboração do conceito inicial teve a participação dos acadêmicos Olivan Bittencourt e Rodrigo Borba (ambos já formados) e do professor Régis Scalice. Posteriormente, o projeto também teve a colaboração do professor José Oliveira da Silva e do aluno Cassiano Moura.

Atualmente, estão sendo fabricadas duas unidades do equipamento. Uma para uso pela própria Epagri em seus projetos junto a comunidades catarinenses e outra para a empresa Banana Chic, de Jaraguá do Sul, que produz acessórios femininos em fibra de bananeira.

A capa da bananeira, extraída da parte externa das camadas da planta, é a parte mais resistente e é geralmente usada pela indústria de móveis em adornos e estofamento. A capa pode também substituir a fibra de vidro. Já o couro é retirado da parte interna das camadas da bananeira e, por ser mais macio, é utilizado principalmente pelas indústrias de moda e decoração.

Primeira patente exclusiva da universidade

Conforme a coordenadora de Projetos e Inovação da Udesc, Carla Regina Roczanski, essa será a primeira patente exclusivamente da universidade. "Na patente anterior, que já possuímos registro, a titularidade está compartilhada com a empresa Whirpool", explica.

A conquista também é comemorada pelo professor Régis Scalice. "Ser parte da primeira patente totalmente da Udesc me deixa muito contente, pois mostra que os esforços do Ladep têm gerado frutos na formação de recursos humanos com capacidade de inovação e na geração de tecnologia para a agricultura do Estado, especialmente para os pequenos produtores", diz.

Depois de protocolado, o pedido de registro da patente passará até 30 dias em análise documental e entrará no período de sigilo, que varia de 18 a 36 meses, no qual é analisado pelo Inpi, finalizando com a publicação da patente.

Udesc incentiva inovação

Por meio da Coordenadoria de Projetos e Inovação, a Udesc dissemina a cultura da propriedade intelectual e incentiva o registro de patentes e a possível transferência dessas tecnologias para transformá-las efetivamente em inovação e gerar desenvolvimento econômico e social para o País.

"Vejo com satisfação o empenho de nossa reitoria em viabilizar o registro dos conhecimentos gerados em nossa universidade, o que facilitará, e muito, a transferência de novas tecnologias à sociedade", afirma Scalice.

Mais informações sobre a proteção de uma invenção, a legislação que trata sobre inovação, detalhes sobre a propriedade intelectual (patentes, proteção de softwares etc) e cursos nesta área estão disponíveis na página da Coordenadoria de Projetos e Inovação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao@joinville.udesc.br
Fone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h