Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2017-12h36

Jovens de seis cidades participam de primeira ação nacional promovida por programa da Udesc

Oficinas aplicaram metodologia do programa Esag Kids, da Udesc Esag. Fotos: Ana Prieto/Ascom e divulgação
Jovens de seis cidades brasileiras participaram nesta quinta-feira, 31, da primeira ação nacional promovida pelo programa de extensão Esag Kids, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A atividade incluiu oficinas simultâneas de empreendedorismo, inovação e educação fiscal realizadas em escolas de Itacaré (Bahia), Brasília (Distrito Federal), Santos (São Paulo), São Valentim (Rio Grande do Sul) e Niterói (Rio de Janeiro), além de Florianópolis.

Na Capital, as atividades ocorreram no Auditório da Udesc Esag, com a presença de 71 alunos do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, e foi comandada pelo professor e idealizador do projeto, Eduardo Jara.

Projetos inovadores

Com participação de 12 voluntários, entre acadêmicos, egressos e professores da Esag, os jovens foram convidados a elaborar ideias inovadoras para melhorar a sociedade - entre as propostas, surgiram carros voadores que não poluem, centros culturais e ações que contribuam para que todos tenham direitos iguais.

Na Udesc, as atividades incluíram com um tour pelo campus universitário, incluindo salas de aula, laboratórios de informática, espaços de organizações estudantis e até o gabinete do reitor, onde foram recebidos pelo professor Leandro Zvirtes, vice-reitor da universidade.

Os alunos também conheceram o exemplar de baobá plantado na área verde próxima à Udesc Esag, um dos únicos do Sul do País.

Ações pelo País

Nas outras cinco cidades, os encontros foram realizados por professores parceiros do programa Esag Kids, capacitados para replicar a metodologia.

Comandaram as atividades os professores Léo Janicsek (na Escola Espaço Educar, em em Itacaré); Robertha Figueiredo (na Escola Araberi, em Brasília); Cristina Van Opstal (na Escola Municipal Maria Luiza Alonso Silva, em Santos); Zenicleia Deggerone, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (na Escola Estadual São Valentim, em São Valentim); e Beatriz Barroso, da Universidade Federal Fluminense (no Colégio da UFF, em Niterói).

Fotos e vídeos produzidos durante as atividades (inclusive da interação entre jovens participantes de ações em três cidades diferentes) foram publicadas na página do programa Esag Kids no Facebook.

Uma segunda oficina do programa foi realizada na Udesc Esag na manhã de sexta-feira, 1º, com cerca de 40 jovens da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito. Os eventos integraram a 3ª Semana de Educação Fiscal promovida pelo programa de extensão Habilis - Ateliê de Economia e Finanças.

Sobre o Esag Kids

Instituído em agosto de 2015, o Esag Kids capacitou mais de mil jovens apenas em 2016. O programa tem apoio do Banco do Empreendedor e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC).

Saiba mais pelo site www.esagkids.com.br, no qual é possível fazer o download do Manual do Empreendedor Mirim em formato digital.

Leia mais:

29/08/2017 - Programa da Udesc realiza ações simultâneas com jovens em seis cidades brasileiras nesta quinta

28/08/2017 - Terceira edição da Semana da Educação Fiscal tem início na Udesc, em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficinas aplicaram metodologia do programa Esag Kids, da Udesc Esag
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h