Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/07/2023-17h17

Doutorando da Udesc realiza pesquisa sobre realidade virtual para maior inclusão de pessoas com deficiência

Pesquisa de Eduardo Palmeira, aluno do Programa de Pós-graduação em Design, foi apresentada na Universidade da Flórida, que assinou em julho acordo de cooperação internacional com a Udesc

Uma pesquisa que pretende melhorar o processo de digitação de textos em ambientes imersivos de Realidade Virtual (RV), por pessoas com deficiência (PcD) em um membro superior, está sendo conduzida pelo doutorando Eduardo Gabriel Queiroz Palmeira no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Neste semestre, o pesquisador esteve na Universidade da Flórida (UF), nos Estados Unidos, onde foi convidado a apresentar seus estudos para um grupo de pesquisa de relevância internacional na área de Realidade Virtual e Aumentada: o Laboratório Virtual Experiences Research Group (VERG).

Eduardo explica que o processo de digitação em ambientes imersivos é como nos computadores: há um campo de texto em que os caracteres são inseridos e uma representação virtual de um teclado. Na pesquisa em andamento, ele desenvolve uma nova técnica e layout específicos para estes ambientes.

“Desde o mestrado o foco da minha pesquisa tem sido projetar e desenvolver técnicas e interações que possibilitem usuários a efetuar o processo de entrada de texto em ambientes imersivos de Realidade Virtual utilizando apenas uma mão; agora, tenho como foco buscar maior inclusão, desempenho e experiência positiva para pessoas com deficiência em um membro superior nesse tipo de tarefa”, conta o doutorando.

Após realizar mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o pesquisador iniciou o doutorado em 2021 na Udesc Ceart, sob orientação do professor Marcelo Gitirana. “No mestrado foquei na realidade virtual baseada em smartphones e uso de teclado físico; agora, o foco da minha pesquisa está na realidade virtual em seu formato padrão e no processo de digitação sem o uso de teclados nem dispositivos (como controle de mão). Todo o processo é realizado por meio de interações e gestos com mão livre”, afirma.

Viagem para a UF aprofunda pesquisa e estreita relações com a Udesc

Em viagem à Universidade da Flórida (UF) no primeiro semestre de 2023, Eduardo fez a apresentação “Lições aprendidas na concepção de técnicas de entrada de texto operadas por uma só mão para ambientes imersivos de Realidade Virtual” (em português). Na apresentação, pôde descrever a experiência atual ao pesquisar neste campo, como também, apresentar os resultados preliminares do doutorado. Após o seminário, recebeu sugestões de doutorandos do laboratório americano VERG, o que considerou muito relevante para o trabalho.

Um dos objetivos da viagem foi o encontro de Eduardo com o coorientador Alexandre de Siqueira, professor do Departamento de Ciências da Computação, Informação e Engenharia da UF, com o qual já colaborava em pesquisas.  “Por meio da viagem, pude encontrá-lo e conhecer pessoalmente colaboradores de pesquisa atuais, ser apresentado a outros pesquisadores para iniciar novas colaborações e conhecer a Universidade da Flórida”, afirma. É lá que Eduardo tem interesse em realizar um possível programa de doutorado sanduíche, ou pós-doutorado.

Para o pesquisador, os contatos realizados, o seminário apresentado e as colaborações firmadas podem ser um importante passo de aproximação e de futuras publicações em colaboração entre o Laboratório de Interfaces e Interações em Tecnologia Assistiva (Li2TA) - do Departamento de Design da Udesc - e o laboratório VERG, contribuindo para a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) da Udesc.

No mês de julho de 2023, Udesc e Universidade da Flórida assinaram um memorando de colaboração internacional que prevê o intercâmbio entre pessoas e pesquisadores de ambas as instituições, a orientação e coorientação de estudantes de doutorado, pesquisas e publicações em colaboração, entre outras questões. Saiba mais aqui.

O coordenador do PPGDesign, Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, conta que a partir do início do doutorado em Design, em 2019, as ações de internacionalização têm se intensificado, sendo um dos resultados mais recentes o convênio firmado com a Universidade da Flórida. Para o coordenador, essa cooperação “irá contribuir com várias pesquisas em andamento no Programa, principalmente nas áreas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, dentre outras”. Ele também afirma: “Nossa expectativa é que várias ações possam se desenvolver entre as instituições a partir de agora e que outros convênios em breve possam ser firmados, sendo que recentemente iniciamos conversas com uma universidade na Alemanha”.

Próximos passos da pesquisa

Na passagem do doutorando pela Universidade da Flórida, conversou-se sobre a possibilidade de reprodução dos estudos com usuários. Inicialmente, serão conduzidos na Udesc, e posteriormente na UF com apoio do coorientador e também no Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), com apoio do professor Pedro Feijóo-García. “Tal iniciativa tem o potencial de aumentar o impacto, relevância e validade dos resultados da minha pesquisa”, comenta Eduardo.

O pesquisador da Udesc acrescenta a importância de verificar se os resultados da avaliação são semelhantes quando testados com indivíduos de um país falante da língua inglesa: “Vale mencionar que o uso de sentenças em inglês para avaliar o desempenho de técnicas de entrada de texto com usuários é o padrão utilizado. Além disso, com uma amostra maior e mais diversa, se houver resultados positivos nos testes com usuários, tal validação pode valorizar a pesquisa perante os olhos da comunidade científica da área”, conclui.

Com qualificação prevista para 2023, a conclusão da pesquisa deve ocorrer daqui a dois anos, em julho de 2025. Na Udesc, Eduardo Palmeira conta com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h