Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2017-11h05

Ações do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc são apresentadas em colóquio em Portugal

As atividades desenvolvidas pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram apresentadas durante o 24º Colóquio da Associação Internacional de Pesquisa Científica em Educação (Afirse), em 4 de fevereiro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal.

As ações foram expostas pelo coordenador do NER, Alfredo Balduino Santos, pelo professor Fábio Manoel Caliari, do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul, e pela professora Vera Márcia Marques Santos, do Centro de Educação a Distância (Cead), de Florianópolis.

"A escola: dinâmica e atores" foi o tema do colóquio, que é organizado anualmente entre França, sede da Afirse, e Portugal. O encontro reuniu  investigadores, professores, profissionais de educação e estudantes, que apresentaram resultados de investigações, pesquisas e ações realizadas nas suas instituições de ensino.

Segundo o professor Santos, além de expor as ações desenvolvidas pelo NER, o colóquio serviu para discutir a questão da indissociabilidade existente entre ensino, pesquisa e extensão, que tem ocorrido na Udesc por meio das atividades do núcleo.

Objetivo e operações

Em 12 operações desde 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional. "Busca-se também a garantia da interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade", diz o coordenador.

Segundo ele, para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h