Em 2014, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a Política de Comunicação da Udesc, documento que norteia todas as atividades que envolvem essa área na universidade e, também, as ações da Secretaria de Comunicação (Secom).
O que é uma política de comunicação?
Conjunto de valores, princípios, diretrizes, normas e posturas que objetivam orientar o planejamento e a execução de ações, estratégias, canais de relacionamento e produtos de comunicação, tendo em vista a interação de uma organização com os seus públicos estratégicos (stakeholders).
A política de comunicação da Udesc é resultado de um processo de construção coletiva e estará consolidada em um documento-síntese a ser compartilhado com todos os públicos estratégicos e assumido pelos seus públicos internos.
Qual a diferença entre Política e Plano de Comunicação?
O plano de comunicação, diferentemente da política de comunicação, caracteriza-se por sua perspectiva eminentemente prática ou operacional. Ele deriva da política de comunicação e está centrado no cumprimento de objetivos e metas, viabilizando-se por meio de ações concretas quer visam incrementar o relacionamento com os públicos estratégicos e consolidar a imagem, a reputação e a marca de uma organização.
A política de comunicação, por contemplar uma perspectiva mais filosófica, gerencial, tem maior permanência ao longo do tempo, embora deva ser periodicamente revista ou atualizada
O plano de comunicação é concebido para dar conta de ações desenvolvidas ao longo de um período determinado (meses ou ano).
O que são públicos estratégicos?
Públicos estratégicos (ou stakeholders) são aqueles públicos que, direta ou indiretamente, têm direitos ou interesses associados às organizações e, em função disso, por sua ação/reação as impactam ou são por elas afetados.
Que benefícios uma política de comunicação acarreta para a organização?
A política de comunicação trará, de imediato, vários benefícios para a Udesc porque ela favorece a criação de uma autêntica cultura de comunicação, e define, de forma abrangente, diretrizes, posturas e valores que deverão orientar o trabalho de relacionamento da organização com todos os seus públicos estratégicos. O próprio processo de construção da política da Udesc representa uma oportunidade de debate amplo sobre a importância estratégica da comunicação, mobilizando e conscientizando gestores, servidores e demais públicos internos para um trabalho de construção de um trabalho de excelência em comunicação.
Qual a relação entre política de comunicação e os objetivos e a missão da organização?
A política de comunicação está em sintonia com os objetivos e a missão da Udesc, portanto alinhada com a sua cultura e o seu modelo de gestão. Ela leva em conta a sua história, a sua área de atuação, os vínculos com as comunidades e a necessidade de aumentar a sua visibilidade junto aos seus públicos estratégicos e à sociedade de maneira geral.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.