HIstórico do Centro de Educação a Distância – CEAD da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, e das ações que o originaram.
O CEAD – Centro de Educação a Distância, da UDESC – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, existe de fato e de direito na UDESC desde 24 de outubro de 2002, criado pela Resolução CONSUNI/UDESC nº 055/2002 e aprovado por unanimidade em todas as suas instâncias na UDESC: Câmaras de Ensino da UDESC: Processo nº 730/025, de 21/10/2002; CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 21/10/2002; CONSUNI – Conselho Universitário, em 24/10/2002, e pelos Decretos do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, sob os nºs 6033 e 6034/2002, de 11 de dezembro de 2002.
O CEAD - teve sua origem nas ações desenvolvidas desde 1991, em 14 municípios da região da grande Florianópolis/SC, pelo Núcleo de Apoio Pedagógico - NAPE/FAED, direcionadas à capacitação docente, à consultoria e assessoria na definição de encaminhamentos didático-pedagógicos para as políticas educacionais desses municípios. Foi na implementação dessas ações, diante das inúmeras solicitações de educadores na busca de uma melhor qualificação, especialmente aqueles que se viam impossibilitados de frequentar um curso superior presencial em razão da distância e da falta de disponibilidade de tempo para se deslocarem e participarem das aulas diariamente, que aflorou a ideia de se buscar uma alternativa para esponder a essa demanda de formação docente e consolidar a proposta da UDESC de democratizar o Ensino Superior no Estado de Santa Catarina, através do ensino a distância. Como resposta a essas dificuldades, o Núcleo de Educação a Distância-NEAD/FAED, grupo de estudos, elaborou o primeiro projeto do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC.
O Curso de Pedagogia a Distância ofereceu três Habilitações: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Educacional. Habilitou, desde a Turma Piloto, iniciada em 1999, até o ano de 2010, 14.908 (quatorze mil e novecentos e oito) discentes, com a Outorga de Grau concedida pela UDESC, pedagogos dos Estados de Santa Catarina, Amapá e Maranhão. A partir de 2011 passa a oferecer o Curso de Pedagogia a Distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, com entradas em 2011/2, 2012/1, 2013/2, 2014/2 e 2015/2.
O Centro de Educação a Distância (CEAD), com sua sede situada no Campus I – Itacorubi, Florianópolis, que atende aos princípios e a organização estabelecidos no Estatuto da UDESC e Regimento Geral. É um centro que gerencia, coordena e superintende as atividades administrativas de ensino, pesquisa, extensão e disciplinares no âmbito de sua atuação e competência. A Estrutura Organizacional do CEAD, definida com base no Estatuto e Regimento Geral da UDESC, a partir do ano de 2007 até hoje, assim como os demais centros da UDESC, atende a Resolução Nº 044/2007 – CONSUNI que aprovou o Regimento Geral da UDESC e a Resolução 050/2015/CONSUNI que alterou o Art. 278 do Regimento Geral e definiu a estrutura administrativa do Centro de Educação a Distância.
Em 2016 o CEAD, teve seu primeiro Diretor Geral eleito, dentro dos preceitos da UDESC.
Parecer CNE/CES Nº 225/2019 de 14/03/2019 - DOU-seção 1 ISSN 1677-7042, nº 75 de 18/04/2019. A Câmara de Educação Superior aprova, por unanimidade, o voto do Relator:( Nos termos do Decreto nº 9.057/2017 e da Portaria Normativa MEC nº 11/2017, voto favoravelmente ao recredenciamento, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com sede na Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Campus I, bairro Itacorubi, no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, mantida pela Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com sede no mesmo município e estado, observando-se tanto o prazo de 10 (dez) anos, conforme dispõe a Portaria Normativa MEC nº 1, de 3 de janeiro de 2017, quanto a exigência avaliativa prevista no Decreto nº 9.235/2017).
04/07/2019 - Resolução nº 031/2019 do CONSUNI/UDESC, cria o Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, na modalidade a Distância - a ser oferecido pelo Centro de Educação a Distância - CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em substituição ao Curso de Licenciatura em Informática do mesmo centro. São 80 (oitenta) vagas no total, com 40 (quarenta) destinadas à ênfase “Metodologias e Tecnologias Aplicadas a Educação a Distância”, e 40 (quarenta) vagas destinadas à ênfase “Gestão Ambiental e Sustentabilidade”. Em 10/07/2019 - Resolução nº 033/2019-CONSUNI/UDESC, altera o art. 6º da mesma Resolução, devendo o curso ser implantado no primeiro semestre de 2020. O curso será oferecido na modalidade EaD, juntamente com o curso de Pedagogia EaD no vestibular de verão da UDESC ano de 2020.
O CEAD atua na oferta de cursos de ensino superior na modalidade a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desde a sua criação, até o presente momento, o CEAD desenvolve atividades de ensino de Graduação e Pós-Graduação, além de atuar no âmbito da Pesquisa e Extensão.
GRADUAÇÃO:
No campo do ensino, o CEAD vem oferecendo o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, desde 2011, pelo Sistema UAB. Além deste projeto, em 2015, também pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, foram aprovados os cursos de Ciências Biológicas (Resolução Nº 020/2015 CONSUNI), em parceria com o CERES/UDESC, e Licenciatura em Informática (Resolução Nº 028/2015 – CONSUNI). Esses cursos estão considerados no Edital nº 075/2014 CAPES/UAB, no qual o CEAD foi contemplado com 680 vagas distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Informática e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Ainda no âmbito do ensino, o CEAD participa desde 2011 dos editais PRAPEG - Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG), disciplinado pela Resolução nº 006/2009-CONSUNI, que tem por objetivo financiar projetos que visem à melhoria qualitativa do ensino de graduação. Destaca-se como ação o Seminário de Formação Continuada do CEAD (SFCead) que já está na sua 10ª edição. Os (as) acadêmicos(as) do CEAD também participam da Mobilidade Acadêmica através dos editais PROME Nacional e Internacional e Santander. Até o momento 07 foram contemplados, realizando estudos nas seguintes instituições: Universidade do Porto/Portugal, Universidade de Lisboa/Portugal, Università degli Studi di Ferrara/Itália e Universidade de Audencia/França. Além disso, os (as) acadêmicos(as) participam do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que é um projeto institucional e tem como objetivo principal contribuir com a formação inicial nas licenciaturas. O PIBID da UDESC foi implantado em julho 2011 e até o momento com a participação em dois editais, cada um com duração de 04 anos.
PÓS-GRADUAÇÃO:
No ano de 2002, com início em abril, com um total de 1.826 (um mil e oitocentos e vinte e seis) discentes ingressantes, o CEAD ofereceu o “Curso de Especialização em Gestão Escolar” em Santa Catarina, que consistiu em uma parceria da UDESC com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, conforme consta na Resolução nº 042/2001-CONSEPE. O curso teve como público alvo portadores de título de graduação, vinculados às 26 CRE’S pertencentes a SEED –SC, e certificou1.680 (um mil e seiscentos e oitenta) discentes até marços de 2013. Também em nível de Pós-Graduação foi promovido o Curso de Especialização em Gestão Escolar, Resolução nº 37/2002-CONSUNI e Portaria Nº 802/2002 –DO Nº 17.046, destinado aos portadores de título de graduação, vinculado ao Centro de Educação –CED, da Fundação Universidade Estadual do Ceará –UECE, em parceria com a UDESC, certificando um total de 3.544 (três mil quinhentos e quarenta e quatro) discentes. Em 2009, ofereceu o Curso de Especialização em Fundamentos em Educação Inclusiva, aprovado pela Resolução 033/2008 –CONSUNI, cuja primeira turma concluiu em 2011.
Em 2017, a Resolução nº 026/2017-CONSUNI, cria o Curso de Pós-Graduação lato sensu–Especialização em Educação Inclusiva, oferecido pelo Centro de Educação a Distância–CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina –UDESC.
Tendo seu início em março/2018 com término previsto para março/2020, o Curso de Pós-Graduação lato sensu–Especialização em Educação Inclusiva, está sendo oferecido pelo CEAD/UDESC.
PORTARIA UDESC Nº 1293, de 26/10/2018 - AUTORIZAR a reedição do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Inclusiva CEAD/UDESC, com recursos do Programa Universidade Aberta do Brasil - CAPES/UAB, conforme processo 12113/2018.
PESQUISA:
A iniciação científica constitui a preparação do acadêmico na prática da pesquisa científica e possibilita estreitar laços com a pós-graduação. Na UDESC, o acadêmico tem oportunidades de participar desta atividade, seja por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq ou do Programa de Bolsa de Iniciação Científica –PROBIC/UDESC, sob a Coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação -PROPPG. Até o momento, somente o Curso de Pedagogia na modalidade a Distância tem sido contemplado em ambas as modalidades de bolsa, além de ter acadêmicos participando do Programa PIVIC-bolsa voluntária de Iniciação Científica. Os professores do CEAD desenvolvem projetos de pesquisa sobre linhas temáticas diversas, como a educação inclusiva, sexualidade, sustentabilidade, tecnologia e educação, entre outros. É com grande expectativa para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que o CEAD aguarda a entrada da primeira turma prevista para o semestre de 2017/2em conjunto com todos os professores que hoje atuam no CEAD e nos demais centros da UDESC.
EXTENSÃO
A extensão no CEAD/UDESC acontece num processo dialético entre a teoria e prática no intercâmbio dos conhecimentos acadêmicos e populares. As ações de extensão no CEAD/UDESC têm se ampliado ano-a-ano, articulando-se de forma indissociável com a pesquisa e o ensino, colocando a UDESC em contato direto com a sociedade. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão remete a um conceito de trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-avaliação crítica, a emancipação teórica e prática dos acadêmicos e o significado social do trabalho a ser desenvolvido por todos os segmentos, ou seja, docente, discente e técnico. A materialização deste princípio supõe a realização de projetos coletivos de trabalho que se referenciem na avaliação institucional, no planejamento das ações institucionais e na avaliação que leve em conta o interesse da sociedade. O intuito da extensão na perspectiva da indissociabilidade é de contribuir com a formação acadêmica visando à ampliação do espaço de construção do conhecimento. Esta competência diz respeito a algo que extrapola o conhecimento adquirido e sua aplicação imediata, estimulando a atitude investigativa, questionadora e cidadã. Com isso, destaca-se que ensino, extensão e pesquisa indissociáveis apontam para a formação atenta às demandas e especificidades da sociedade contemporânea, como parte inerente do que constitui o processo formativo.
Assim surge uma nova referência para a o processo pedagógico e para dinâmica da relação professor-aluno, na medida em que se compreende as atividades de pesquisa e extensão como recursos vitais ao processo ensino-aprendizagem na graduação e vinculados à vivência doe no real, numa relação dialética entre teoria e prática. Isso, necessariamente, exige um redirecionamento dos tempos e de dos espaços de formação, das práticas vigentes de ensino, de pesquisa e de extensão e da própria política das Instituições de Ensino Superior (IES).
No CEAD, as ações extensionistas têm primado pela interdisciplinaridade, tendo como principais eixos temáticos: Educação e Sexualidade, Educação de Cegos, Educação de Surdos, Arte e Inclusão, Educação Inclusiva, Inclusão Digital, Formação Docente, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação e Comunicação e Desenvolvimento Sustentável. São atividades planejadas e ofertadas a partir de demandas da comunidade interna e externa à Universidade, por meio de projetos, cursos, oficinas, eventos a distância e/ou presenciais, atingindo um público nacional e internacional. Há um grande número de solicitações, principalmente no Estado de Santa Catarina, levando-se em conta as áreas da Extensão Universitária no Brasil, quais sejam: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Nos últimos cinco anos foram certificados mais de 3.000 (três mil) participantes em ações de extensão do CEAD/UDESC.
Essa contextualização nos motiva a continuar acreditando nos princípios do CEAD/UDESC, como parte indispensável de uma universidade pública e de ensino gratuito, em busca de excelência, aberta às diferentes correntes de pensamento, orientando-se pelos princípios de liberdade de expressão, democracia, moralidade e ética, transparência, respeito à dignidade da pessoa e seus direitos fundamentais, com ênfase na democratização e interiorização do acesso da população catarinense com o uso adequado e inovador da metodologia a distância.
Fontes: Registros das direções do CEAD.
Elaboração: Téc. Univ. Laura Gonçalves Marques
Florianópolis, 11/06/2019
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