As Bibliotecas da Udesc não aplicam multa pecuniária aos seus usuários em caso de atraso na devolução dos livros. A multa é no formato de afastamento, ou seja, o usuário que atrasar a entrega de livros terá a suspensão dos direitos de empréstimo do acervo por período igual ao dobro dos dias de atraso, incluindo finais de semana e feriados.
A multa solidária é uma forma alternativa de abono do afastamento, prevista no Regulamento da Biblioteca.
A decisão pela adoção ou não da multa solidária ficará a cargo de cada biblioteca setorial, clique aqui para verificar o contato da biblioteca do seu Centro de Ensino.
Como funciona a multa solidária?
A multa solidária pode ser aplicada para usuários que se encontrem com materiais bibliográficos atrasados, não excedendo mais do que 30 (trinta) dias de afastamento.
Os dias de atraso serão abonados para os usuários perante a doação de alimento não perecível.
Para cada 10 dias de afastamento, aplica-se a multa de 1kg de alimento não perecível.
Para aderir a multa solidária o usuário deve fazer a doação dos alimentos na sua biblioteca de origem, acompanhado dos livros em atraso.
Os alimentos oriundos da multa solidária serão doados para instituições filantrópicas e/ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das cidades que possuem campus da UDESC.
Até 30 dias de afastamento
Mais de 30 dias de afastamento
Para mais de 30 dias de afastamento não se aplica a multa solidária. Exemplo:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.