O professor Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) envolvendo políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. Ele coordena um projeto em parceria com os professores Eduardo Jara (também da Udesc Esag) e Pietro Lanzini, da Universidade Ca’Foscari de Veneza (Itália).
O vídeo divulgado nesta segunda-feira, 22, é o quinto de uma série semanal produzida pela Direção de Pesquisa e Pós-graduação para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida na Udesc Esag. Todos os vídeos, de poucos minutos, serão publicados nas mídias sociais da Udesc Esag e ficarão disponíveis em udesc.br/esag/pesquisa/videos.
Pinheiro coordena o projeto de pesquisa sobre o “papel do usuário na definição de políticas de mobilidade sustentável”. Os pesquisadores coletam dados por meio de um formulário on-line respondido por usuários para saber como ele escolhem como fazer seus deslocamentos na cidade. O objetivo é analisar os fatores que influenciam essa escolha.
“A escolha do usuário nem sempre é aquilo que ele quer”, observa o professor Pinheiro. “Muitas vezes é aquilo que foi definido para que ele faça ou o que as condições da cidade deixam de opção para o usuário”. Com o resultado do estudo, será possível ajudar o poder público a criar políticas de mobilidade melhores, considerando o que poderá ou não ter adesão das pessoas.
Para mais informações sobre a pesquisa, fale com o professor Daniel Pinheiro pelo e-mail daniel.pinheiro@udesc.br.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.