Pró-reitor Sérgio Pezzin representou a Udesc na assinatura do
termo de cooperação com a Universidade de Yangzhou. Foto: Divulgação
Uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) retornou esta semana ao Brasil após uma missão na China. A viagem teve origem no dia 12 deste mês com o objetivo de fomentar novas parcerias com instituições de ensino e organizações públicas e privadas do país para projetos da Udesc em Santa Catarina.
A universidade foi representada na ocasião pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Henrique Pezzin, e professores Daniel Willemann, da Udesc Laguna, e Alessandro Batschauer, da Udesc Joinville. Participaram também da expedição o prefeito de Laguna, Peterson Crippa, o deputado estadual Pepê Collaço, o secretário municipal de Desenvolvimento Regional de Laguna, Rafael Fett, além de empresários de Santa Catarina.
Um dos principais destaques da viagem foi a visita à Universidade de Yangzhou, onde foi assinado um termo de cooperação internacional e oficializada a entrada da Udesc no Consórcio de Universidades da região de Jiangsu com Universidades de Língua Portuguesa (JPUC). Com a inclusão, a Udesc passa a ser a quinta universidade brasileira no consórcio, ao lado da USP, Unicamp, UnB e UFCG.
“A viagem à China foi muito importante porque conseguimos formalizar este acordo de cooperação, que envolve a mobilidade de estudantes e professores, pesquisadores, entre as duas instituições, em várias áreas”, explica o pró-reitor Pezzin.
Durante a visita à Universidade de Yangzhou, a Udesc aproveitou para compartilhar informações na área de Biologia Marinha , apresentando iniciativas desenvolvida pelo centro de ensino em Laguna. Segundo o pró-reitor, as instituições seguirão em diálogo para avaliar possibilidades de projetos em parceria.
Encontros com empresas chinesas
A missão na China incluiu um encontro na Eikto, empresa referência global na produção de baterias de lítio-fosfato de ferro que iniciará em junho de 2025 a fabricação de módulos do produto em Laguna. Após a reunião, a Udesc se propôs a desenvolver, em conjunto com a companhia, estações de recarga multifuncionais com armazenamento de energia sustentável, além de disponibilizar laboratórios para testes de eficiência das baterias.
A comitiva esteve ainda na Huasun, organização especializada em tecnologia para placas solares, na Zhongding Precision Industry, do setor automotivo, e no porto de Yangzhou , que concentra diversas empresas que atuam na região, incluindo a fabricante de painéis solares CanadianSolar e fazendas de criação de caranguejos e camarões. “As visitas realizadas às empresas pela comitiva buscaram captar mais recursos para a região Sul do estado de Santa Catarina”, destaca Pezzin.
A agenda teve sequência com uma reunião com o prefeito da cidade de Xuancheng, Dong Hongming, a fim de fortalecer os laços com a administração local, além de visitação à fabricante de máquinas para construção Lonking, em Xangai. Para encerrar a missão, a comitiva foi recebida no dia 24, também em Xangai, pelo cônsul geral do Brasil na China, Augusto Pestana.
Mais informações sobre a missão podem ser obtidas pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934