Melhores ideias do prêmio deverão estar implantadas em até um ano - Arte: Fê Pimentel Teixeira
As melhores ideias da primeira edição do
Prêmio Simplifica Udesc serão conhecidas na quarta-feira, 31, a partir das 13h, durante a sessão do
Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. A iniciativa recebeu 170 ideias para desburocratizar processos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e serviços da instituição.
Os dez finalistas de cada categoria (alunos, técnicos e professores) foram convidados a participar do anúncio dos vencedores e ganharão certificados. Além disso, as três melhores propostas de cada categoria e a campeã-geral serão premiadas com medalhas.
Durante o anúncio, serão abordadas resumidamente as propostas vencedoras do prêmio, que deverão ser implantadas pela universidade até o segundo semestre de 2017.
"Recebemos propostas muito qualificadas, em especial dos técnicos. Grande parte delas compreende alguma solução em tecnologia de informação", destaca o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi.
De acordo com o pró-reitor, os principais problemas e soluções levantados nas propostas envolvem questões administrativas, relacionamento com secretarias acadêmicas, solicitações de gratificação de dedicação integral (GDI) por parte dos professores, pedidos de viagens, entre outros.
Em maio, haverá uma nova edição do prêmio para obter mais ideias da comunidade acadêmica.
Inscrição, avaliação e classificação
O objetivo do prêmio foi levantar soluções para combater as chamadas "disfunções burocráticas", ou seja, procedimentos que travam ou dificultam atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviços da Udesc. E, a partir disso, criar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da universidade.
Para participar, alunos e servidores preencheram um
formulário no site oficial apresentando um problema e, em um segundo campo, propondo uma solução, que poderia ser a extinção, a aplicação, a substituição ou a adequação do procedimento, entre outras opções.
As propostas do 1º Prêmio Simplifica Udes foram julgadas por duas comissões distintas. Formada por técnicos, a comissão executiva foi responsável pela etapa eliminatória.
Já a comissão julgadora é composta por um aluno, um técnico, um professor e um integrante da Procuradoria Jurídica da Udesc, além de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC).
Leia mais:
17/08/2016 - Prêmio Simplifica Udesc tem nova data para premiar melhores ideias de alunos, professores e técnicos
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010