Entidades do Brasil, Moçambique e Paraguai estiveram
presentes em reunião na Udesc - Foto: Heloisa Faria
A internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão foi tema de um encontro entre representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de organizações nacionais e internacionais, incluindo o Governo de Moçambique e instituições de ensino superior do Paraguai, na última sexta-feira, 24, no Gabinete do Reitor, em Florianópolis.
Pela Udesc, participaram o reitor, Dilmar Baretta, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e o coordenador de Extensão, Eduardo Jara.
A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CCE-SC), Osvaldir Ramos, que também é membro do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Participou ainda uma equipe de docentes que atuam como avaliadores ad-hoc de ações de extensão inscritas no edital de Programa de Apoio à Extensão (Paex) da Udesc.
Convênios
O encontro teve a formalização de parcerias relacionadas à internacionalização. Foram assinados convênios com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República de Moçambique, representado pelo diretor do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT), Henrique Cau; e com a Universidade Columbia do Paraguai (UCPY), representada pela professora Mirtha Beatriz Alfonso de Silvero.
Também foi assinada uma carta de intenção de parceria com a Universidade Nacional de Asunción (UNA), representada pelo professor Jorge Velazques Lopez.
Avanços
O reitor Baretta falou no encontro sobre projetos de internacionalização da universidade e os constantes avanços da Udesc nos últimos anos em rankings internacionais da organização THE.
Também foram destacadas oportunidades de mobilidade acadêmica, de docentes e discentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, tanto para graduação quanto para a pós-graduação.
O presidente do CCE-SC, Osvaldir Ramos, parabenizou as iniciativas da universidade estadual em relação à internacionalização e demonstrou interesse em apoiar esse esforço.
O crescimento da extensão da Udesc também foi ressaltada por professores convidados que participam do Seminário Extensão em Foco. Algumas oportunidades de parcerias internacionais poderão ser aproveitadas também por suas instituições.
Extensão
Segundo o pró-reitor Balduíno Santos, as parcerias internacionais estão relacionadas à ações extensionistas como o Núcleo Extensionista Rondon (NER Udesc) e o Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), e também à missão internacional à África do Sul promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Já o coordenador Eduardo Jara destaca que a formalização das parcerias internacionais ocorre conforme a Política de Internacionalização da Extensão que vem sendo implementada e colocada em prática na Udesc, com "ações reais e assertivas".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009