Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2017-14h30

Udesc recebe professor da Universidade de Bologna para discutir criação de laboratório sobre big data

Amauri Bogo (Udesc), Luca Foschini (Unibo) e Carlos Roberto De Rolt (Udesc) - Foto: Victor Lacombe
O professor Carlos Roberto De Rolt, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Amauri Bogo, receberam na última terça-feira, 19, o professor Luca Foschini, da Universidade de Bologna (Unibo), da Itália, para discutir a implementação de um laboratório conjunto entre as duas instituições para pesquisas com foco em big data.

O projeto chama-se "Unibo-Udesc joint lab on big data for industry 4.0", e, se aprovado, será formado por pesquisadores de ambas as universidades, além de ter participação de empresas brasileiras e italianas.

A iniciativa será financiada pela Fundação Cultural Ítalo-Brasileira (Fibra), órgão criado pela Embaixada do Brasil em Roma e pela Universidade de Bologna para a promoção da ciência e de pesquisas entre os dois países.

O laboratório será dirigido à produção de pesquisas em Computação e Administração, com foco em big data, termo que significa banco de dados com grande volume de informações, armazenadas sistematicamente e de fácil acesso. Desse modo, seria possível tomar melhores decisões no setor público, por exemplo.

Haverá mais três encontros entre pesquisadores e empresários brasileiros e italianos para colocar em prática o laboratório. O primeiro ocorrerá em dezembro, quando uma comitiva italiana da região de Emília-Romanha, cuja capital é Bologna, virá ao Brasil para discutir a internacionalização de empresas.

Os outros dois eventos estão agendados para março e setembro de 2018, na Itália, quando serão discutidos projetos para o desenvolvimento científico conjunto, com o tema "big data e indústria 4.0".

Parceria veio de outro projeto

A parceria entre a Udesc e a Unibo começou a partir da cooperação no projeto Participact Brasil, que visa formar um big data para criar um novo modelo de gerenciamento de áreas urbanas. Gestores públicos poderiam se apoiar em dados aprofundados para legitimar suas decisões na administração de uma cidade. Em junho do ano passado, pesquisadores italianos da Unibo ministraram uma palestra sobre o tema na Udesc.

A Universidade de Bologna é a instituição de ensino superior mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1088. Hoje, a instituição ocupa o 188º lugar na lista das melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação QS World University Rankings 2018.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h