Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2018-16h41

 Udesc realiza recital e palestras gratuitas com pianista italiana Martina Drudi

 

O programa de extensão Engenho Musical da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) convida a pianista Martina Drudi para realizar concerto e palestras no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis. A pianista realiza concerto de piano e duas palestras nos dias 20 e 21 de agosto. Todos os eventos acontecem no auditório do Departamento de Música (DMU), são gratuitos e abertos ao público.

Palestras


Na segunda-feira, 20, a pianista Martina Drudi realiza a palestra “Jephte: A história da Oratória na obra-prima de Giacomo Carissimi”, às 19h no auditório do DMU da Udesc Ceart. O tema principal será abordado com uma apreciação musicológica e artística da obra intitulada Jephte, do compositor italiano Giacomo Carissimi.

No dia seguinte, 21,  a pianista italiana continua na Udesc Ceart para uma segunda palestra, intitulada “Scarlatti, Mozart, Beethoven: A transformação da sonata como forma e estilo”. A palestra abordará o desenvolvimento da forma “Sonata” nas obras dos compositores de música barroca Domenico Scarlatti, Mozart e Beethoven compostas para piano. O evento ocorre às 17h no auditório do DMU.

Concerto

 

No dia 21, às 19h, será realizado um concerto gratuito para piano com obras de Scarlatti, Mozart e Beethoven, também no auditório do Departamento de Música.

Programa:

Domenico Scarlatti
Sonata em Si menor, Sonata em Sol maior, Sonata em La maior

Wolfgang Amadeus Mozart
Sonata K570 em Sib maior: Allegro, Adagio, Allegretto

Ludwig van Beethov
Sonata op. 10 n. 3: Presto, Largo e mesto, Minuetto-Trio, Rondò-Allegro

Os eventos são realizados em parceria pelos programas de extensão da Udesc "Engenho Musical", coordenado pela professora Cristina Emboaba e "Piano em Foco", coordenado pelo professor Maurício Zamith.

Sobre a ministrante e pianista

 

Martina Drudi é graduada no Conservatório "F. Venezze" de Rovigo, Itália, onde recebeu a orientação do maestro de música clássica Fabio Ferrucci. De 2003 a 2008 estudou com outros grandes nomes da música clássica italiana e até hoje dedica-se ao repertório solo e de câmara na Itália.

Participando de grandes festivais, recebeu o primeiro prêmio no concurso europeu "Rocco Rodio" em Castellana Grotte, Itália, com o Trio inUNO. Também recebeu, com honras, o diploma de Música de Câmara na Academia de Imola, em conjunto com o trio. Desde 2011 dirige o Coro de Vozes Brancas e o Coro Juvenil da Escola "G. Sarti" em Faenza.

Ensina Teoria Musical e História da Música na Escola de Música "G. Sarti" em Faenza e Children's Music Laboratory na escola "A. Masironi " em Brisighella, cidade do interior da Itália. Formou-se em Filosofia com honras pela Universidade de Bolonha onde desenvolveu sua tese sobre “Música e afetos em A. Kircher”.

Serviço:

O QUÊ: Palestra “Jephte: A história do Oratório na obra-prima de Giacomo Carissimi”.
QUANDO: 20 de agosto, às 19h.
ONDE Auditório do DMU da Udesc Ceart.
+
O QUÊ: Palestra “Scarlatti, Mozart, Beethoven: A transformação da sonata como forma e estilo”.
QUANDO: 21 de agosto, às 17h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart.
+
O QUÊ: Concerto de Piano com Martina Drudi.
QUANDO: 21 de agosto, às 19h.
ONDE: Auditório do DMU da Udesc Ceart, Campus I, no Bairro Itacorubi. Av. Madre Benvenuta, 2007, Florianópolis/SC.
QUANTO: Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h