A exposição é organizada pelo Ceart e faz parte do Projeto Integrado do curso de Artes Visuais
Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugurou nesta quinta-feira, 19 de novembro, a galeria do departamento de Artes Visuais Jandira Lorenz, com a exposição virtual “As Possible” do artista Carlos Asp, que seguirá até abril de 2021.
A mostra virtual faz parte do Projeto Integrado do curso de Artes Visuais do Ceart e conta com a parceria do Centro Acadêmico de Artes Visuais, do Coletivo Compor, do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, do Grupo Articulações Poéticas e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Ceart.
Como forma de trazer a realidade vivida atualmente, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o título da exposição representa essa possibilidade: "As(p)ossível" faz a junção do nome do artista e o sinônimo da condição do momento, o virtual, o possível, e ainda o “as”, que em inglês significa “como”.
Com a curadoria de Juliana Crispe e Luciane Garcez, "a exposição toma o possível como eixo curatorial, relacionando trabalhos de diversos períodos da produção do artista que atravessa a poesia, o desenho, a palavra, a apropriação e reconfiguração; aponta também para a paisagem, os lugares, as pessoas, as relações, ciência, erudição e desdobra a experiência conjuntamente com a ficção”, como afirmam os organizadores.
Acesse a exposição
"As Possible"
Sobre o artista
Carlos Asp é natural de Porto Alegre (RS), nascido em 1949. Asp é artista visual e professor, formado pelo bacharelado em Artes Plásticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos anos 1960. Vive e trabalha em Florianópolis desde a década de 1980. Trabalhando com desenho, gravura, pintura, instalação, Asp também atuou como professor em várias disciplinas da área de artes. Participou da criação do coletivo de arte Nervo Óptico, em Porto Alegre. Em 2015 expôs na 10ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre. Participou da 3ª Mostra do Programa de Exposições 2016, realizada pelo Centro Cultural São Paulo, em homenagem aos 40 anos do Nervo Óptico. Em 2019 foi artista convidado da Bienal Internacional de Curitiba (exposição em homenagem aos seus 70 anos).
Equipe da exposição
Artista: Carlos Asp
Curadoria: Juliana Crispe e Luciane Garcez
Co-curadoria: Marcello Carpes
Produção Cultural: Fran Favero
Curadoria Educativa: Elaine Schmidlin, Juliana Crispe, Lu Renata, Tharciana Goulart e Marcello Carpes
Coordenação PRAPEG Licenciatura: Sandra Ramalho
Coordenação PRAPEG Bacharelado: Sandra Favero
Coordenação Projeto Integrado: Silvana Macedo
Bolsistas: José Vitor Santos e Veronica Gazola
Bolsistas Voluntários: Gabriela Buffon, Marcello Carpes, Mariah Fonseca, Marina de Moraes dos Santos, Natália Fabris e Vivian Leyser.
Equipe Professores Projeto Integrado: Elaine Schmidlin, Sandra Favero, Sandra Ramalho, Silvana Macedo, Ana Lucia Beck, Fran Favero, Gustavo Tirelli, Juliana Crispe, Lu Renata, Tharciana Goulart
Pesquisa de imagens, fotografias e tratamento de imagem: Juliana Crispe
Serviço
O quê: exposição virtual AS POSSIBLE
Local: Galeria de Arte Jandira Lorenz (virtual)
Quando: de 19/11/2020 a 05/04/2021