Foto: Soninha Vill
A Amazônia é uma rede de vidas. Este é ponto de vista expresso na exposição “Amazônia: a vida ainda pulsa”, que a fotógrafa Soninha Vill abre nesta terça-feira, 10, às 17h, no espaço expositivo Dora Dutra Bay, localizado no Hall da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
As imagens expostas são o recorte de uma passagem pela Reserva Amanã, próxima ao município de Tefé, no Amazonas, em 2013, em uma parceria com o Instituto Mamirauá que desenvolve pesquisas naquela região.
“Vidas que estão interligadas numa intensa relação entre as pessoas e a floresta. Um convívio que garante a presença e a permanência naquele lugar. Pessoas que, feito as raízes, se fixam à terra quase que como teimosia. Insistem num lugar olhado apenas como algo a ser explorado e devastado”, diz a fotógrafa.
Para a artista, “as vidas na Amazônia que, no seu tempo e espaço, transbordam ensinamentos, queimam diante da ganância. A Amazônia é uma rede de vidas. Pulsamos por ela e com ela”. Soninha Vill é catarinense, reside em Florianópolis e tem amplo trabalho autoral abordando as conexões entre o homem e a natureza.
A exposição pode ser conferida até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, em uma parceria da reitoria da Udesc com o Centro de Artes (Ceart).
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350