Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/07/2018-16h37

Udesc qualifica uso de recursos tecnológicos no ensino e pesquisa em Administração e Economia

Estudantes de Economia aprendem a usar o software Stata Foto: Ana Quinto/Udesc Esag
Programas de computador robustos e amigáveis ao usuário, capazes de trabalhar com grande quantidade de dados (big data). Jogos on-line que simulam ambientes empresariais e de mercado, permitindo entender o exato efeito de certas tomadas de decisões. Cálculo rápido e preciso do efeito das variações de cada produto no gasto médio mensal do consumidor.

Estudantes e pesquisadores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já se beneficiam do uso de ferramentas digitais de pesquisa disponíveis em poucas instituições brasileiras.

O reforço foi possível graças a um acordo de cooperação com a Fundação Esag (Fesag), firmado no ano passado, com o objetivo de aprimorar a formação profissional dos alunos de Administração Empresarial, Ciências Econômicas e Administração Pública da Udesc Esag. 

A Fundação Esag é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com recursos próprios, que apoia ações de ensino, pesquisa e extensão universidade. Em 2017, três projetos da Udesc Esag foram aprovados pela Fesag para serem beneficiados pelo acordo de cooperação.

Big data

Um dos projetos é o Laboratório de Métodos Estatísticos e Econométricos é baseado no software Stata. A montagem do laboratório implicou a compra pela Fesag da licença do software e de um computador (servidor) mais robusto para rodar as análises de grandes quantidades de dados. Ambos foram entregues à Udesc Esag e podem ser acessados pelos estudantes e pesquisadores nos computadores dos laboratórios de informática do centro.

Mas os benefícios vão muito além de apenas mais um aplicativo disponível nos computadores. A grande vantagem é trabalhar com big data (processamento e combinação de grandes quantidades de dados para gerar informação). O software será utilizado pelos alunos dos três cursos de graduação da Udesc Esag (Ciências Econômicas, Administração e Administração Pública) e da pós-graduação.

O laboratório proporcionará ganhos significativos de produtividade e competitividade aos alunos. Eles poderão trabalhar com dados reais e aprender na prática a testar, diagnosticar e corrigir problemas com base em teorias e modelos estatísticos, econômicos e econométricos. Simulações computacionais ajudarão a entender melhor os conceitos teóricos, levando a trabalhos acadêmicos de melhor qualidade.

Jogos empresariais

Outro projeto beneficiado pelo acordo de cooperação Udesc-Fesag é o Jogos Empresariais, baseado no software Bernard, de simulação gerencial. Trata-se de um ambiente on-line que simula ambientes empresariais reais, em que equipes de estudantes tomam decisões e verificam seu efeito na empresa virtual e nas concorrentes.

Os estudantes do curso de graduação em Administração já estão utilizando esse recurso de ensino pelo segundo semestre. Já foram usadas simulações de indústrias e comércio varejista, mas o software também permite criar empresas virtuais dos setores bancários e de serviços, o que abre mais possibilidades de uso da ferramenta também em outros cursos da Udesc Esag (Administração Pública e Ciências Econômicas).

Custo de Vida

O terceiro projeto apoiado pelo acordo de cooperação é o cálculo do curso de vida de Florianópolis, realizado pela Udesc Esag já 50 anos – o primeiro boletim foi publicado em agosto de 1968. Com a aquisição de novo software e a maior integração com dados nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cálculo será feito de forma mais ágil e com uma correspondência maior ao consumo das famílias. 

Saiba mais sobre o Índice de Custo de Vida (ICV/Udesc Esag) em www.esag.udesc.br/custodevida.

Apoio

Os novos recursos disponíveis graças ao acordo de cooperação ajudam assim a elevar o nível das atividades do centro, no ensino, pesquisa e extensão. Com a qualidade dos professores e dos cursos de graduação e pós-graduação do centro, a Udesc Esag têm se colocado entre as melhores instituições de ensino superior no país nas avaliações de áreas em que atua.

“É importante agradecer o apoio da Fesag, que viabilizou todos esses projetos por meio de convênio com a Udesc e possibilitou aos alunos e pesquisadores do centro o acesso a ferramentas tecnológicas que pouquíssimas universidades brasileiras – públicas ou privadas – possuem”, destaca o diretor-geral da Esag, professor Éverton Cancellier.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes de Economia da Udesc aprendem a usar o software Stata
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h