Pelo primeiro edital, quatro unidades receberão
recursos para implantar Espines - Foto: Divulgação
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta quarta-feira, 12, o resultado do primeiro edital de
Espaços Inovadores de Ensino (Espine).
Acesse o resultado.
Quatro centros de ensino da Udesc receberão até R$ 300 mil cada para implantar os novos ambientes, que terão a finalidade de auxiliar e preparar professores e estudantes para o uso de diferentes tecnologias educacionais.
Os recursos da universidade serão destinados a partir de março de 2019, e os centros terão um ano pra efetivar as propostas. A primeira chamada contemplará as seguintes unidades:
Consultores externos
Ao todo, 11 propostas foram submetidas pelas direções de Ensino. As quatro vencedoras foram selecionadas a partir da análise de três consultores externos, de instituições de ensino superior públicas federais e estaduais.
Atuaram como consultores os docentes Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Sylva Helena de Souza da Silva Batista, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Iniciativa inovadora
Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os três consultores elogiaram o programa Espine como uma iniciativa inovadora da universidade.
"Queremos que a inauguração desses novos espaços seja um marco para o ensino na instituição. A gestão avalia a realização de novos editais, até pela grande adesão das unidades", afirma Soraia.
Com a iniciativa, a universidade busca criar espaços diferenciados, compartilhados e interdisciplinares, para uso comum dos cursos de bacharelados e licenciaturas e a realização de programas de formação continuada para docentes. Os cursos de licenciatura também poderão utilizar os Espines para atividades de formação de professores da atenção básica.
Recursos tecnológicos
Constituídos com base no perfil e nos cursos de graduação do centro de ensino, os espaços poderão contar com recursos tecnológicos diferenciados, como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.
A criação dos Espines integra o projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no
Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, que busca implantar ambientes de ensino e aprendizagem que incentivem a reflexão e estimulem a adoção de metodologias dinâmicas, plurais e capacitadoras, articuladas com as tecnologias de informação e de comunicação. O plano é liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.
Siga as novidades da Udesc pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010