Projeto foi destaque em sessão solene feita pela Alesc
em Pinhalzinho - Fotos: Jeferson Baldo/Agência AL
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou edital de concorrência pública para construção do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), futuro centro de pesquisa que será implantado no campus da instituição em Pinhalzinho, no Oeste Catarinense.
O reitor, Dilmar Baretta, e o diretor-geral do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), Cleuzir da Luz, participaram de eventos que marcaram o lançamento do edital nesta segunda-feira, 13, em Pinhalzinho, com lideranças políticas e membros da comunidade acadêmica.
Os envelopes do Edital de Concorrência nº 1.452/2021 poderão ser entregues até as 13h30 de 19 de janeiro, na Udesc Oeste, em Chapecó. A abertura das propostas ocorrerá no mesmo dia e local, às 14h. O edital pode ser obtido na Coordenadoria de Licitação e Compras (CLC) da Udesc Oeste ou pelo
Portal de Compras do Governo do Estado.
Sessão solene
Um dos atos de lançamento da licitação ocorreu durante a sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para marcar os 60 anos de emancipação política e administrativa dos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Modelo.
Realizado no Auditório da Cooper Itaipu, em Pinhalzinho, o evento reuniu cerca de 200 pessoas para uma série de homenagens a gestores e legisladores dos três municípios.
No início da solenidade, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, assinou o edital de construção do núcleo do leite e falou da importância do projeto "para consolidar o Estado como um dos maiores mercados leiteiros do País".
Laboratórios
O espaço de 2,4 mil metros quadrados será composto por um laboratório da qualidade do leite, uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação em leite e derivados.
O projeto tem como objetivo melhorar a produtividade, a inovação, a competitividade e a eficiência dos empreendimentos associados à Rota de Integração do Leite na Região da Faixa de Fronteira Catarinense.
Baretta destaca que, no centro de pesquisa, serão desenvolvidas "soluções para desafios do setor leiteiro, gerando tecnologia e difundindo conhecimento entre os diversos elos da cadeia do leite".
Produção crescente
Para o reitor, a criação de um centro de pesquisa, inovação e qualidade do leite e derivados no Oeste de Santa Catarina é uma iniciativa importante devido à elevada e crescente quantidade de leite produzida na região.
"Santa Catarina é o maior produtor no Sul e o quarto maior do Brasil, com 2,971 bilhões de litros de leite por ano, representando 8,8% do total nacional", afirma Baretta.
"A implantação do núcleo consolidará a Rota de Integração do Leite na faixa de fronteira de Santa Catarina, onde estão 82 municípios que respondem por 78% da produção estadual", conclui.
Emenda parlamentar
A obra do prédio iniciará em 2022 e terá recursos de uma emenda parlamentar de R$ 30 milhões destinada pelos deputados estaduais da Bancada do Oeste para a Udesc. A previsão para concluir a obra é de 24 meses.
Na sessão solene desta terça, deputados da Bancada do Oeste da Alesc assinaram como testemunhas o edital de licitação e Baretta agradeceu o apoio para o início do empreendimento. "A força da Bancada do Oeste e o apoio do governo estadual foram fundamentais para essa conquista para o Oeste catarinense."
Para Cleuzir da Luz, o anúncio da construção do NCTI é um momento importante para a cadeia produtiva do leite em SC. "Cientistas, indústria, empreendedores, produtores e técnicos da área de lácteos podem comemorar esse projeto. A bancada de deputados do Oeste e o Governo do Estado estão disponibilizando um importante investimento nessa cadeia produtiva", afirma o diretor-geral da Udesc Oeste.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009