O
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá a palestra "Diferente, mas não desigual: a sexualidade do/a adolescente com deficiência intelectual" nesta quarta-feira, 14, às 19h30. A conferência será transmitida via
internet, sendo necessária a
inscrição gratuita no site.
A palestra será ministrada pela especialista em educação para a sexualidade Maria Helena Vilega, que há 25 anos se dedica em conhecer o desenvolvimento sexual de crianças e adolescentes. Ela é autora do livro "Diferentes, mas não desigual - A sexualidade no deficiente intelectual" e uma das fundadoras do Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana.
De acordo com a professora, a palestra abordará a sexualidade de quem tem deficiência intelectual, as singularidades do seu comportamento e os tabus que o envolvem. A iniciativa pretende dar orientações para que a pessoa com deficiência "possa lidar com sua sexualidade de forma tranquila e conviver socialmente de maneira harmoniosa e saudável".
A iniciativa faz parte do projeto
Web Educação Sexual, que busca contribuir para a formação contínua em educação sexual, abrangendo as áreas de sexualidade, relações de gênero e diversidade sexual.
Mais informações podem ser obtidas pelo site
www.lenavilela.com.br e pelo e-mail
vilelalena@gmail.com.
Sobre o Web Educação Sexual
As palestras promovidas pelo projeto Web Educação Sexual são mensalmente transmitidas por webconferência e gravações no canal do Youtube. São realizadas duas etapas por ano: a primeira de fevereiro a julho e a segunda de agosto a dezembro. Os participantes recebem um certificado de 20 horas por palestra assistida.
O projeto é realizado em parceria da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário da Maia (Ismai), de Portugal, com o Laboratório de Educação e Sexualidade (Labedusex), da Udesc Cead.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007