Na próxima segunda-feira, 18, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc realiza a palestra “Mariano Moreno: exilado e professor de Victor Meirelles" e o lançamento do livro “Mariano Moreno e seus exílios”, por Fábio Feltrin (UFPR/CNPq), egresso da universidade. O encontro contará com abertura, palestra do autor e sessão de perguntas e respostas.
O evento é aberto à comunidade e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). A produção da obra contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Sobre o livro
Professor, artista, desenhista, engenheiro, agrimensor, esposo, filho. Órfão de pai aos seis anos, Mariano Moreno foi um homem comum que, devido às suas posições políticas e aos círculos de amizades, teve de fugir da ditadura de Juan Manuel de Rosas. Depois de ser preso nos arredores de Buenos Aires, em 1838, exilou-se em Montevidéu e em Desterro, atual Florianópolis, onde trabalhou em obras públicas e foi professor de desenho, sendo responsável por iniciar Victor Meirelles no mundo das artes.
Mas, mesmo desempenhando suas atividades profissionais, passou por inúmeras dificuldades financeiras, além de enfrentar a dor da saudade e uma saúde debilitada. Contou com a presença e a ajuda constantes de seu tio, Manoel Moreno. Com a queda de Rosas em 1852, retornou à Argentina com toda sua família em maio deste ano. Mariano está enterrado no cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, ao lado de sua esposa, María Mercedes Balcarce.
Sobre o autor
Fábio Feltrin possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC), mestrado e doutorado em História Cultural pela UFSC. Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA). É coordenador dos quatro volumes da coleção "Educação para as relações étnico-raciais" (2016), autor do livro "Dispositivo nacional: biopolítica e (anti) modernidade nos discursos fundacionais da Argentina" (2021).
Serviço
O quê: Palestra “Mariano Moreno: exilado e professor de Victor Meirelles" e o lançamento do livro “Mariano Moreno e seus exílios”
Quando: 18 de novembro, às 17h
Onde: Auditório do Bloco Central do Ceart
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350