A música realizada a partir da interação entre meios eletrônicos e instrumentistas será tema da próxima edição do Ciclo Música em Movimento: Projeções Sonoras – Mesclas Instrumentais, que ocorre na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dia 16 de maio. O professor William Teixeira, docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e atualmente em pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA), é o convidado desta edição.
William Teixeira ministrará online a palestra "Modelos de interação na performance da música eletroacústica mista", às 14h, que será transmitida no auditório Cristina Pessi no Bloco Amarelo do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).
Na palestra serão expostos os resultados de uma pesquisa em andamento, na qual tem-se identificado os problemas que o repertório para violoncelo e eletrônica suscitam, de modo que possíveis soluções possam ser estendidas não apenas para as próprias peças, mas para o gênero da música eletroacústica mista como um todo, incluindo também práticas como a música de câmara e a música popular.
A pesquisa propõe um olhar da performance para tais problemáticas, demandando especial atenção às questões tecnológicas que as permeiam, adotando como conceitos teóricos a filosofia da ação de Mikhail Bakhtin. Como estudos de caso, serão relatadas etapas de preparação da performance do programa a seguir: Januibe Tejera - Autre hypothèse pour la fin de Jacques le fataliste; Silvio Ferraz – Linha inacabada; Jonathan Harvey – Advaya; e Hans Tutschku – Pressure-divided.
Sobre o evento
O Ciclo Música em Movimento: Projeções Sonoras teve início com atividades vinculadas a disciplinas do curso de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e assim se mantém em seu terceiro ano. Prevê a realização de palestras, oficinas e concertos, com organização da professora Bernardete Castelán Póvoas.
Neste terceiro ciclo houve participação dos professores doutores convidados: Leonardo Piemartiri (Udesc), Helmilson (Budi) Garcia Nascimento (Unicamp) e Alexandre Zamith (Unicamp).
Sobre o convidado
William Teixeira é professor no curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2016 e pesquisador visitante da Universidade de Harvard. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela Unesp (2012), concluiu seus estudos de Pós-Graduação sob orientação do compositor Silvio Ferraz, como bolsista Fapesp, obtendo os títulos de Mestre em música pela Unicamp (2014) e Doutor em música pela USP (2017), com estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha).
Realiza Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS, com pesquisa sobre filosofia analítica da arte. Iniciou seus estudos de violoncelo em Rio Claro/SP com o professor Francisco Paes, prosseguindo-os com Eduardo Bello, Rodrigo Andrade e André Micheletti.
Continuou sua formação por meio de masterclasses com os professores Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain, tendo sido selecionado pelo Instituto Goethe para seu programa de mentoria em música contemporânea com o Ensemble Modern (Alemanha), onde teve aulas com Michael Maria Kasper.
Dedica-se ao diálogo entre a Música Antiga e a Contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de compositores brasileiros de várias gerações, atuando como solista frente a grupos como a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, além de recitais solos, com suporte eletrônico e de música de câmara.
Serviço:
O quê: Palestra "Modelos de interação na performance da música eletroacústica mista", com Prof. Dr. William Teixeira; Quando: 16 de maio, às 14h;
Onde: Auditório Cristina Pessi - Bloco Amarelo da Udesc Ceart;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350