Curso de Engenharia de Petróleo da Udesc recebeu participantes
do Jovem Doutor para workshop no dia 24 de outubro. Foto: Divulgação
O
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, é uma das instituições parceiras do projeto Jovem Doutor. A iniciativa promovida pela Secretaria de Educação do município busca capacitar estudantes da rede pública em temas ligados à saúde e bem-estar, tornando-os multiplicadores do conhecimento em suas comunidades.
A programação segue até dezembro com aulas, oficinas, saídas de campo e outras ações referentes a temas selecionados pelos participantes. Nesta edição, os assuntos gerais escolhidos pelos alunos foram escabiose (sarna), puberdade, higiene pessoal e cuidados com a pele e alergias.
Dentre as ações realizadas pela Udesc estão o workshop de Física Experimental, promovido no dia 24 de outubro no centro de ensino. A atividade lúdica organizada pelo curso de Engenharia de Petróleo convidou os participantes a desenvolverem experimentos relacionados à velocidade, força elástica e energia.
Conforme a professora da disciplina de Física Experimental I, Muriel de Pauli, responsável pelo workshop, o objetivo do encontro foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades manuais na construção de experimentos fomentar o interesse pelo estudo de Física.
“Os alunos participaram de modo ativo, empolgados com a construção dos experimentos que foram levados para casa. Também destaco a participação dos alunos da graduação em Engenharia do Petróleo, que prepararam o workshop durante as aulas com enfoque nessa atividade de extensão”, conta a docente.
Sobre o Jovem Doutor
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Udesc, Universidade de São Paulo (Usp), Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e Conselho da Comunidade (CCCBC), o Jovem Doutor já atendeu mais de 600 alunos de Balneário Camboriú desde 2018, quando foi lançado.
Segundo os organizadores, além de incentivar a mudança de atitudes entre os adolescentes e promover a saúde, a iniciativa promove a inclusão digital, oferece um modelo de educação vivencial e estabelece novas relações dentro da escola.
Em 2024, o projeto já formou uma turma no primeiro semestre do ano. Agora, a nova edição oferece 80 vagas para alunos do 7º, 8º e 9º ano dos Centros Educacionais Municipais Dona Lila e Nova Esperança, além de escolas vizinhas. A Udesc Balneário Camboriú é um do s polos dos encontros, que ocorrem semanalmente até 3 de dezembro.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Educação.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934