Uma iniciativa do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, está divulgando uma seleção de curtas-metragens gratuitos, entre outros conteúdos, por meio das redes sociais.
As publicações do projeto de extensão CineCoaching Insights para a Vida podem ser conferidas no Facebook e no Instagram da iniciativa.
A cada semana, é divulgado um novo curta-metragem, acompanhado de um podcast sobre a produção e o tema abordado. Os filmes estão disponíveis no YouTube e, nas postagens, também são sugeridos livros relacionados às questões retratadas.
Segundo a equipe do projeto, a curadoria de vídeos busca selecionar conteúdos que contribuam com reflexões sobre o momento enfrentado no País e no mundo.
O projeto também faz, nos seus canais, publicações sobre temas relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e específicos sobre a pandemia do novo coronavírus.
Equipe
O CineCoaching Insights é vinculado ao programa ODS - Conscientização e Práticas, da Udesc Planalto Norte, coordenado pela professora Cleide Vieira.
Pela unidade, participam do projeto as técnicas Gislaine de Campos Ferreira e Alice Ferreira da Conceição Santana e os acadêmicos bolsistas Maria Eduarda Sousa, Thainá Zaiuntz Moraes e Fernando Rodrigues, além da docente aposentada Nadir Radoll Cordeiro, que atua como voluntário no projeto.
A equipe também é composta pela professora Vera Marques, do Centro de Educação a Distância (Cead). Fora do período da pandemia, o projeto realiza exibições de filmes com presença de público, seguidos de debates.
Reflexões
Segundo Nadir, para escolha dos temas abordados, o projeto conta com o apoio voluntário da psicóloga Adelaide Dias, que contribui com referências teóricas sobre os conteúdos apresentados.
Nadir destaca que um dos objetivos é estimular os interessados a examinarem valores pessoais e refletirem sobre o que realmente importa e como cada um percebe as próprias satisfações e desgostos. "Entender que as pessoas são diferentes de nós, e que isso não é ruim, pode contribuir para melhores relações com os outros e com nós mesmos", ressalta a professora.
A equipe do projeto também busca, na definição dos temas, detectar e suprir necessidades da comunidade, apresentando conteúdos que estimulem os participantes a alcançarem seus objetivos, além de estimular a responsabilidade social e a reciprocidade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.