Especialização oferecida em São Bento do Sul já foi
retomada de forma não presencial - Foto: Aline Volpi
O
Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, vem implementando uma série de ações para o retorno gradativo de atividades presenciais, à medida que forem reduzidas as restrições sanitárias determinadas em virtude da pandemia no novo coronavírus.
As medidas vêm sendo definidas pela direção, alinhadas às orientações da administração central e do Governo do Estado, buscando garantir a segurança e a manutenção da saúde de servidores, acadêmicos, terceirizados e demais públicos que frequentam as instalações do campus.
Uma das decisões diz respeito ao acesso ao centro, que, durante a suspensão das atividades presenciais, ocorre apenas mediante autorização prévia da gestão local. Com a flexibilização das restrições, serão demarcados pontos de acesso para melhor controle de pessoas e de medidas de sanitização.
Outras medidas são a distribuição de frascos de álcool líquido 70% em todos os setores e a colocação de dispensers com álcool gel em diversos locais, para uso individual e coletivo; a medição de temperatura com termômetros a laser; e o uso obrigatório de máscaras de proteção, além de copos e de garrafas de uso pessoal.
Escalas de trabalho
Como em toda a Udesc, servidores do centro estão atuando em regime misto, alternando escalas presenciais, para atendimento na unidade de ensino, com o trabalho remoto para as demais rotinas laborais. Os contatos de todos os setores foram disponibilizados no
site da Udesc Planalto Norte.
Mesmo no período de distanciamento social, alguns atendimentos presenciais foram mantidos na unidade, mediante demanda e agendamento prévio, em casos de necessidade justificada.
Para definição do retorno às atividades presenciais, a gestão realiza consultas junto aos técnicos para avaliação de cada caso – conforme decreto estadual, integrantes de grupos de risco, entre outras exceções, devem seguir fazendo exclusivamente o teletrabalho.
Nos setores com atendimento presencial, a orientação é que apenas um servidor atue em cada ambiente, de forma a preservar a necessidade de distanciamento entre as pessoas.
Apoio a estudantes
A gestão também trabalha para identificar e contatar estudantes que tenham restrições para acompanhar as atividades do ensino de graduação na forma não presencial. A proposta é definir, junto aos acadêmicos, as melhores alternativas para atender as demandas desse público específico.
Retorno gradual
A universidade determinou o retorno das aulas de graduação de forma não presencial a partir deste mês. Os cursos de pós-graduação já retomaram atividades, também na modalidade não presencial.
No caso da Udesc Planalto Norte, já foram retomadas, de forma não presencial, as aulas da Especialização em Gestão para Inovação Tecnológica.
O centro oferece atualmente dois cursos de graduação – Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica – que serão retomados neste mês, também na forma não presencial.
Capacitações
Professores da unidade participaram de treinamentos para uso da plataforma Moodle e da ferramenta Microsoft Teams, que poderão ser utillizados para ministrar aulas de maneira remota, pela internet.
"Muitos questionamentos têm surgido sobre a situação decorrente da pandemia da Covid-19. Não há resposta imediata para todos, é um desafio novo que todos nós enfrentamos, mas nosso centro continuará trabalhando junto à Reitoria buscando superar as dificuldades", afirma o diretor-geral, Alexandre Borges Fagundes.
Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010