O pró-reitor Alfredo Balduíno e a técnica Valdirene Barros
com a ministra da Saúde Nísia Trindade. Foto: Divulgação
Nesta terça e quarta-feira, 2 e 3 de abril, ocorre em Brasília (DF) o 1º Seminário Nacional Sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está presente no evento representada pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e pela técnica universitária Valdirene Barros de Avila.
O encontro reúne pró-reitores de extensão das universidades públicas federais, estaduais e municipais, participantes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e também diretores dos Centros de Ciências da Saúde ou representantes dos departamentos e áreas de saúde coletiva das universidades.
Segundo o pró-reitor da Udesc, Alfredo Balduíno, a importância da participação “se dá por conta da aproximação do Ministério da Saúde na proposição de ações envolvendo essa área temática para a formação de pessoas através da extensão universitária".
Durante o evento, o pró-reitor Balduíno e a técnica Valdirene puderam entregar publicações da Udesc para a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e para a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto.
“Essas redes que se estabelecem através de instituições, de associações, das embaixadas, dos ministérios etc, fazem com que a Udesc firme parcerias e se apresente para o Estado de Santa Catarina, para o país e para o mundo, formando uma grande rede de possibilidades para atuação de nossos alunos”, complementa o pró-reitor.
Sobre o evento
O 1º Seminário Nacional Sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão tem como objetivo promover reflexões sobre as necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a curricularização da extensão, como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional.
A programação teve como conferência de abertura a palestra "Desafios da Gestão da Educação na Saúde para o SUS: como superar limites e conquistar avanços" e diferentes painéis de debate sobre formação em saúde, curricularização da extensão e boas práticas da curricularização da extensão para o SUS.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009