Prevenção quaternária busca evitar hipermedicação e
sugere alternativas eticamente aceitáveis - Foto: Pexels
Na próxima quinta-feira, 7, o
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Gerência de Saúde de Chapecó, ligada ao Ministério da Saúde, promoverão o Encontro para reflexão temática: Prevenção Quaternária na Atenção Primária à Saúde.
O evento reunirá coordenadores da Atenção Primária dos
27 municípios que compõem a Região de Saúde Oeste de Santa Catarina.
A prevenção quaternária (P4) é a ação feita para identificar se pessoas estão em risco de supermedicalização. O objetivo é protegê-las de intervenções inapropriadas e sugerir alternativas eticamente aceitáveis.
Entre as atividades, serão apresentados os resultados de pesquisas feita por professores e estudantes da graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste.
Hipermedicalização
As pesquisas estão relacionadas ao projeto "
Prevenção quaternária na Atenção Primária: interfaces com as melhores práticas em saúde", coordenado pela professora
Carine Vendruscolo, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, que originou diversas produções bibliográficas, além de manual e infográficos para profissionais da Atenção Primária.
Acadêmicas de graduação e bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa, que desenvolveram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) vinculados ao macroprojeto, estarão auxiliando na condução das atividades, junto à professora Carine e à mestranda e enfermeira Ediane Bergamin.
De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, a P4 é um tema emergente na área da saúde. "As equipes da Atenção Primária e especialmente, a enfermagem, têm como atribuição atuar na prevenção e prestar atenção nos indivíduos que correm risco pelo excesso de intervenções, por vezes desnecessárias, e pela hipermedicalização."
Resultados do projeto
Acesse, pelos links abaixo, algumas das produções geradas a partir do projeto de pesquisa:
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009