Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2022-09h06

Udesc Oeste promove evento regional sobre prevenção quaternária em 7 de abril

Prevenção quaternária busca evitar hipermedicação e sugere alternativas eticamente aceitáveis - Foto: Pexels
Na próxima quinta-feira, 7, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Gerência de Saúde de Chapecó, ligada ao Ministério da Saúde, promoverão o Encontro para reflexão temática: Prevenção Quaternária na Atenção Primária à Saúde.

O evento reunirá coordenadores da Atenção Primária dos 27 municípios que compõem a Região de Saúde Oeste de Santa Catarina.

A prevenção quaternária (P4) é a ação feita para identificar se pessoas estão em risco de supermedicalização. O objetivo é protegê-las de intervenções inapropriadas e sugerir alternativas eticamente aceitáveis. 

Entre as atividades, serão apresentados os resultados de pesquisas feita por professores e estudantes da graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste.

Hipermedicalização

As pesquisas estão relacionadas ao projeto "Prevenção quaternária na Atenção Primária: interfaces com as melhores práticas em saúde", coordenado pela professora Carine Vendruscolo, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, que originou diversas produções bibliográficas, além de manual e infográficos para profissionais da Atenção Primária.

Acadêmicas de graduação e bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa, que desenvolveram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) vinculados ao macroprojeto, estarão auxiliando na condução das atividades, junto à professora Carine e à mestranda e enfermeira Ediane Bergamin.

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, a P4 é um tema emergente na área da saúde. "As equipes da Atenção Primária e especialmente, a enfermagem, têm como atribuição atuar na prevenção e prestar atenção nos indivíduos que correm risco pelo excesso de intervenções, por vezes desnecessárias, e pela hipermedicalização."

Resultados do projeto

Acesse, pelos links abaixo, algumas das produções geradas a partir do projeto de pesquisa:


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Prevenção Quaternária busca evitar hipermedicação e sugerir alternativas eticamente aceitáveis
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.