Eventos têm novo encontro no dia 20 - Fotos: Div.
O
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza neste mês o Curso de Educação Permanente e Gestão em Saúde: estratégia para o desenvolvimento do Plano de Ações Regional para a Educação Permanente em Saúde (Pareps) e a 5ª Oficina Regional para Revisão e Elaboração do Pareps.
Iniciadas em 6 de outubro, as atividades mobilizam estudantes e professores do
Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e terão sequência na próxima quinta-feira, 20.
As ações foram organizadas pelas professoras Carine Vendruscolo e Letícia de Lima Trindade e pelo enfermeiro Rui Carlos do Sacramento. Carine e Letícia são docentes e Rui Carlos é mestrando do programa de pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste.
Formação profissional
"O Pareps visa garantir o registro das demandas de formação e desenvolvimento dos profissionais da saúde e atores envolvidos na implementação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de iniciativas já implementadas ou acompanhadas pela Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies)", explicam os organizadores.
Carine, Letícia e a também professora Denise Antunes de Azambuja Zocche atuam como facilitadoras do curso e na oficina. A abertura dos eventos contou com o a presença do diretor-geral da Udesc Oeste, Cleuzir da Luz, e a participação online do articulador da Cies Estadual, Fernando Wendhausen de Barros Filho. O mestrando Rui Carlos do Sacramento foi um dos palestrantes do encontro.
Próximo encontro
Carine explica que Pareps tem vigência quadrienal e que docentes da Udesc Oeste representam a instituição catarinense junto à Cies, “comissão que elabora e acompanha projetos de Educação Permanente a profissionais de saúde de 27 municípios da Região de Saúde Oeste.
O projeto da oficina e do curso está vinculado ao projeto de extensão Fortalece APS: qualificação para o trabalho em saúde e valorização da enfermagem, vinculado ao Departamento de Enfermagem e coordenado pela professora Clarissa Bohrer da Silva, e ao projeto de pesquisa Cuidade e gestão em Enfermagem como saberes na rede de atenção à saúde: proposições para as melhores práticas, coordenado pela professora Carine Vendruscolo.
“No total, serão 24 horas de aula e a atividade será certificada”, afirma Carine. Estudantes da pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste foram contemplados com dez vagas no curso. A docente enfatiza a necessidade da Udesc continuar participando ativamente da Ciesc. "A integração entre o mundo do trabalho e do ensino em saúde é uma prerrogativa constitucional e contribui para a formação em saúde e enfermagem”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
denise.zocche@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009