Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2018-13h38

Udesc Oeste cria grupo de apoio psicológico para ajudar acadêmicos a lidar com ansiedade

Alunos podem se inscrever para fazer psicoterapia em Chapecó e Pinhalzinho - Foto: Jonas Pôrto
Ajudar estudantes a compreender e lidar com a ansiedade é o objetivo de um grupo de apoio psicológico criado no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que tem instalações em Chapecó e Pinhalzinho.

A iniciativa é da direção do centro, que, desde 2015, desenvolve ações para amenizar situações estressantes relacionadas à rotina universitária dos acadêmicos.

O grupo psicoterápico foi criado no ano passado, com a participação de alunos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, em Pinhalzinho. Neste ano, a iniciativa também contempla os estudantes de Zootecnia.

Para participar, os acadêmicos interessados devem se inscrever na secretaria dos seus respectivos cursos. O processo de triagem inclui uma entrevista clínica de avaliação, realizada pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico para Estudantes e Servidores (Sapes), da Udesc Oeste.

Sessões de psicoterapia

A psicoterapia será realizada em grupos com até 12 acadêmicos cada. Estão previstas 15 sessões durante o semestre, com frequência semanal, de manhã, sempre às quartas-feiras em Chapecó e às quintas-feiras em Pinhalzinho. Com cerca de uma hora e meia, as sessões são acompanhadas pela psicóloga Fernanda Ledra.

O projeto é coordenado pela Direção de Ensino da Udesc Oeste. Segundo a diretora, professora Ivete Maroso Krauzer, a iniciativa busca abordar um tema tão complexo quanto importante, a saúde mental dos estudantes, além de prestar apoio à permanência e à conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação pelos acadêmicos.

A docente explica que as técnicas e os procedimentos utilizados nas sessões buscam abarcar três grandes dimensões: comportamental, cognitiva e fisiológica.

"É um trabalho de cunho psicoeducativo, no qual os acadêmicos têm a oportunidade de aprender os mecanismos implicados no aparecimento da ansiedade e estratégias eficazes para combatê-la durante a sua vida acadêmica", afirma Ivete.

Técnicas comportamentais

Nas sessões, são empregadas técnicas comportamentais para a organização dos horários de estudo, visando favorecer a assimilação dos conteúdos e a qualidade de vida dos acadêmicos.

"Também se busca identificar e questionar pensamentos automáticos disfuncionais, visando a reestruturação cognitiva, e são trabalhadas ainda técnicas de relaxamento muscular progressivo, entre outras, de acordo com a necessidade do grupo", relata a professora.

Segundo ela, as queixas relatadas são diversificadas e giram principalmente em torno das demandas acadêmicas, mas também envolvem conflitos de ordem pessoal.

Os problemas decorrentes vão desde cansaço até patologias crônicas, como a depressão, e, em termos de rendimento acadêmico, podem resultar na perda do semestre letivo e na evasão.

"O grupo funciona como uma modalidade terapêutica de caráter preventivo. É um espaço de acolhimento dos sofrimentos, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, mas também das alegrias e das histórias de superação. Em resumo, é uma prática de cuidado da saúde mental em grupo, na qual cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta dos relatos", conclui Ivete.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Zootecnia podem se inscrever para sessões de psicoterapia em grupo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h