Udesc Oeste produziu cerca de 300 kits e distribuirá
material de prevenção nesta semana - Foto: Divulg.
Preocupado com a saúde dos caminhoneiros e das suas famílias em meio à pandemia da Covid-19, o
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deu início à campanha "Caminhoneiro, não leve o corona na carona".
A ação produziu e distribuirá cerca de 300 kits para caminhoneiros na quarta, 8, e na quinta-feira, 9, na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Xanxerê.
Cada conjunto contém: um frasco de álcool 70%, toalha, fôlder com dicas de proteção pensadas especificamente para os caminhoneiros e uma cópia da oração de São Cristóvão, padroeiro da categoria.
Durante a ação, a equipe do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste estará à disposição para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus e aferir temperatura, um dos principais sintomas da doença.
A ideia de trabalhar a prevenção junto aos caminhoneiros partiu do grande número desses profissionais na região, da sua importância para a economia local e do fato de eles não serem contemplados em outras iniciativas.
"Estamos deixando no limbo essa parcela da população, que são os caminhoneiros. São eles que estão levando toda a nossa economia e trazendo insumos, inclusive os necessários para o enfrentamento da doença, como vacinas e medicamentos", destaca a professora
Marta Kolhs, do Departamento de Enfermagem.
Prevenção
Entre as orientações da Udesc Oeste para auxiliar os caminhoneiros na prevenção e no combate à Covid-19, estão: desinfetar a cabine com água e sabão ou álcool em gel; manter o compartimento ventilado; lavar as mãos após tocar na parte externa do veículo; evitar dar caronas; e usar a própria caneta ao assinar documentos.
Confira mais informações no
fôlder da universidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010