Curso de graduação de Agronomia é oferecido na Udesc
Lages, na Serra Catarinense - Foto: Jônas Porto
O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 1º, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016.
O exame do Ministério da Educação (MEC) é realizado para avaliar o desempenho dos acadêmicos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação. Quase 196 mil inscritos de 4,3 mil cursos fizeram a prova do ano passado.
Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).
A última avaliação desses cursos por meio do Enade foi realizada em 2013, quando participaram cursos das áreas da Saúde, das Ciências Agrárias e do Serviço Social.
O resultado do exame do MEC é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.
Mais de mil inscritos para este ano
Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Udesc farão o Enade 2017. Devem participar todos os acadêmicos que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.
Os alunos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.
A lista dos participantes é definida pelo
Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular.
Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova também no
Guia do Enade.
Cursos participantes de 2017
-
Engenharia Ambiental
-
Engenharia Florestal
-
Ciência da Computação
-
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
-
Engenharia Civil
-
Engenharia Elétrica
-
Engenharia Mecânica
-
Engenharia de Produção e Sistemas
-
Física (Licenciatura)
-
Matemática (Licenciatura)
-
Química (Licenciatura)
-
Pedagogia a Distância (Licenciatura)
-
Artes Visuais (Licenciatura)
-
Música (Licenciatura)
-
Sistemas de Informação (Ibirama)
-
Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
-
Engenharia Sanitária
-
Educação Física (Licenciatura)
-
Engenharia de Alimentos
-
Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
-
Arquitetura e Urbanismo
-
Engenharia de Petróleo
-
Geografia (Bacharelado)
-
Geografia (Licenciatura)
-
História (Bacharelado)
-
História (Licenciatura)
-
Pedagogia (Licenciatura)
Formato da prova
No Enade, os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos.
"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.
Além da prova, os alunos devem preecher obrigatoriamente a partir de segunda-feira, 4, o
Questionário do Estudante. As respostas são obrigatórias e buscam subsidiar a construção do perfil socioeconômico do acadêmico e obter dados do seu processo de formação universitária.
Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br, além da
página da Udesc sobre o Enade.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010