A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá o professor Boris Kaehler, da Universidade de Merseburg, da Alemanha, na próxima terça-feira, 2, às 17h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.
O docente divulgará oportunidades de intercâmbio para o país europeu, com possibilidade de estágio. O evento é gratuito e não exige inscrição.
Atualmente, a parceria entre as duas instituições abrange apenas os cursos de Administração e Economia, que são oferecidos em Santa Catarina pelo Centro de Ciências Socioeconômicas e da Administração (Esag).
Mas, segundo a responsável pela mobilidade da Udesc, Julia Bittencourt, "a proposta da Universidade de Merseburg é ampliar essa parceria para novas áreas de estudo. O professor Boris está vindo justamente para falar sobre isso. Divulgar e trazer para esse intercâmbio pessoas de outros cursos e centros".
Mestre em Psicologia do Trabalho pela Universidade Livre de Berlim e doutor em Leis Trabalhistas pela Universidade Johann Wolfgang Goethe, de Frankfurt, Boris Kaehler atua em Gestão de Recursos Humanos.
Aulas em inglês e alemão
Na Universidade de Merseburg, há disciplinas em inglês e alemão, e os intercambistas podem cursar conforme a fluência. O nível de inglês exigido é o B2 e precisa ser comprovado, por exemplo, com teste de proficiência ou carta de recomendação. Para o alemão, é necessário ter nível entre intermediário e avançado.
"Dentro da universidade, todo mundo falava inglês, então era muito tranquilo. Eu sei o básico de alemão, das aulas que a universidade promove. Mas não é necessário ser fluente em alemão", conta a estudante Mirelle Mendes, do curso de Administração da Udesc.
A aluna de Economia Cássia Frey explica que há muito suporte aos estudantes estrangeiros. "Merseburg, a cidade alemã onde está localizada a universidade, é um tanto pequena, será mais difícil encontrar pessoas falando inglês no comércio por exemplo. Mas [...] contamos inclusive com buddies [estudantes locais] que, além de nos ajudar com o que fosse necessário, se tornaram grandes amigos."
Os pré-requisitos da mobilidade para a Universidade de Merseburg estão disponíveis no site da Udesc.
Sobre a cidade alemã
Merseburg fica a 220 quilômetros de Berlim e tem 36 mil habitantes, conforme censo de 2008. Por ser uma cidade pequena, apresenta custo de vida baixo. A universidade dispõe de 11 graduações e dez mestrados.
A cidade oferece muitas atividades culturais, como museus e galerias, esportes ao ar livre (boliche, patinação, ciclismo) e passeio de barco privativo.
Serviço
O QUÊ: Palestra com o professor Boris Kaehler, da Universidade de Merseburg.
QUANDO: Terça-feira, 2, às 17h.
ONDE: Plenarinho da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010