Fotógrafo expõe paisagens da região impressas em alto
relevo em telas de PCV - Foto: Letícia Oliveira
A Biblioteca Universitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá, até 12 de dezembro, a exposição "Tacto Esthesia: Patrimônio e Paisagem Cultural", do fotógrafo Carlos Alberto Wolff de Matos.
A mostra é acessível a pessoas cegas ou de baixa visão e retrata as paisagens da Serra Catarinense, impressas em alto relevo em telas de PCV. Para a produção do material inédito, o fotógrafo teve de se aprofundar em pesquisas, buscar fornecedores e planejar o formato da exposição.
"Por uma inspiração divina, me tocou o sentimento de que deveria fazer algo por aqueles que não enxergam. E como um fotógrafo poderia fazer isso se o papel é liso?", conta Matos. "Descobri que o PVC poderia ser injetado pela impressora 3D, reproduzindo imagens idênticas às originais", explica ele.
A exposição é gratuita, aberta à comunidade acadêmica e ao público exteno. A Biblioteca Universitária permanece aberta, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130