Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2014-18h58

Udesc Lages recebe audiência pública sobre Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos

Maquete de futuras centrais de triagem e aterro sanitário - Foto: Tatiane Rosa/Ascom Udesc

O Centro de Ciência Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediou nesta terça-feira, 5, a 2ª Audiência Pública Regional dos Resíduos Sólidos da Região Serrana. O evento reuniu, no Anfiteatro Verde, representantes de 17 municípios da Serra Catarinense para discutirem o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O plano foi elaborado pela equipe multidisciplinar do Departamento de Engenharia Ambiental da Udesc Lages e prevê a implantação de cinco centrais de triagem e compostagem na região, além de cinco aterros sanitários de pequeno porte para atenderem aos municípios. O projeto é coordenado pelo Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama).

O objetivo é conscientizar a população para fazer a separação do lixo, com a finalidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. De acordo com o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, os 17 municípios geram 62 toneladas de lixo por dia. O plano prevê que este volume caia pela metade até 2015 e seja reduzido em 80% até 2034.

Segundo Sartori, o Brasil desperdiça R$ 10 bilhões por ano com materiais que poderiam ser reciclados e acabam nos aterros sanitários. "Nossa meta é aterrar cada vez menos resíduos e gerar cada vez mais renda com a comercialização de material reciclado", afirma ele.

Por meio do trabalho do Departamento de Engenharia Ambiental, a universidade pôde apontar as técnicas mais viáveis para a destinação ambientalmente correta do lixo. Durante o evento foram apresentadas as maquetes do que serão as futuras centrais de triagem e os aterros sanitários.

Para o professor da Udesc Lages, Everton Skoronski, que coordenou a elaboração do plano, os municípios pequenos concentram as maiores dificuldades em separar e comercializar os resíduos recicláveis. "Com este plano a destinação de cada material será mais fácil", garante.

Municípios que integram o plano

Os 17 municípios da Serra Catarinense que integram o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos são: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

Leia mais:

5/3/2013 - Udesc firma convênio para elaborar Plano Intermunicipal de Gestão de Integração de Resíduos Sólidos

18/2/2014 - Convênio da Udesc Lages recebe equipamentos para elaborar plano de resíduos sólidos na Serra

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h