Projeto incentivará estudantes da rede pública em carreiras nas ciências exatas, engenharias e computação
Aula inaugural ocorreu nesta quarta, com participação
das alunas selecionadas - Foto: Adi Leonardo
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu nesta quarta-feira, 18, a aula inaugural do projeto "Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio", com uma palestra ministrada pela professora do Centro de Educação a Distância (Cead) Vera Marques sobre questões de gênero e o espaço das mulheres na sociedade.
O projeto, coordenado pela professora Daiana Petry Rufato, beneficiará 30 estudantes de escolas públicas, com o objetivo de incentivar carreiras nas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. O programa ocorrerá de 2025 a 2027, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A abertura foi conduzida pela bolsista do projeto, Schayla Costa Pissetti, e estiveram presentes a coordenadora do projeto, Daiana Petry Rufato; o professor Leo Rufato; o chefe do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leonardo Josoé Biffi; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Álvaro Luiz Mafra; a diretora de ensino da Secretaria da Educação de Lages, Andressa Alano Alves; a vereadora Suzana Duarte; e, representando a próxima gestão da Secretaria de Educação de Lages, Cristian Roberto Antunes de Oliveira.
A primeira turma conta com 30 alunas da rede pública de ensino, contempladas com bolsas de iniciação à pesquisa científica. Elas participarão de atividades que vão desde o treinamento de manejo de drones até o desenvolvimento de projetos de programação e eletrônica, além de oficinas sobre violência de gênero. Até 2027 90 meninas devem participar da iniciativa. Também foram selecionados seis professores das áreas de exatas, que receberão bolsa para participar de oficinas de capacitação prática e acompanhar as atividades das alunas.
"Eu espero com esse projeto que vocês percebam que as pessoas envolvidas têm muito orgulho e satisfação de ver vocês crescerem enquanto pessoas e enquanto mulheres. Agradeço profundamente a cada instituição que participou e, principalmente, a cada uma dessas meninas que escolheu fazer parte disso" disse Daiana, na abertura do evento.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense, Empresa Agromillora e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM).
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130